Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 795

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:43

Geral - Conaje

Cultura hip hop para semear a Paz

   P. Francisco Rafael Soares dos Santos, Projeto Educar pela paz Paróquia Esperança de Niterói/RJ

   O relatório de 2015 da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI - Câmara Federal) que investigou a violência contra jovens negros e pobres constatou que existe racismo e uma política de extermínio contra esse grupo no país. O Projeto Educar pela paz, que iniciou a sua atuação em 2010, no Sínodo Sudeste, tem focado as suas atividades no enfrentamento a essa violência, sentida pelos jovens da periferia. O Projeto tomou como ponto de partida a Escola Municipal Francisco de Assis Rangel para entrar nas comunidades e favelas, desenvolvendo atividades socioculturais.

   Em 2012, foi lançado um livro de poesia no Campus da Faculdade EST, em São Leopoldo/RS, chamado Minha vida, para incentivo à leitura. No mesmo ano, o Educar pela paz concorreu ao Prêmio Anu, idealizado pela Central Única das Favelas (Cufa), que tem como principal objetivo destacar ações de toda a natureza dentro de favelas de todos os Estados brasileiros. Desenvolve-se também a solidariedade, com a doação de roupas e alimentos. O nosso objetivo é implantar oficinas de dança de rua, grafite, xadrez e escola de rima.

   A temática da violência tem surgido em expansão, porém, na mídia, há a sua consequente banalização. Dessa forma, como a Igreja poderá responder a esse dilema social? Precisamos proporcionar um novo olhar a respeito da vida. O Educar pela paz propõe uma resposta alternativa à violência, desestruturando o seu ciclo vicioso nas relações interpessoais. O Evangelho da Paz e essa proposta de ação com a juventude surgiram na caminhada do Projeto Missionário Norte Fluminense/Rio das Ostras/RJ. A ação com público jovem nas escolas e nas favelas, na articulação e no desenvolvimento de um diálogo com a cultura urbana tem priorizado a construção de uma Cultura de paz e a Educação pela paz.

    Projeto Educar pela paz tem alcançado jovens das Comunidades da IECLB a partir da participação em retiros e no Congrenaje 2012, em Pelotas/RS e, 2014, em Espigão D`Oeste/RO. Sob o enfoque do Evangelho de Jesus Cristo, o Hip Hop é uma via contra a violência étnico-racial e social no Brasil. O apoio da IECLB a esse trabalho tem sido importante, possibilitando, pela arte, a superação de uma realidade violenta para uma cultura de paz e tolerância.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br