Páscoa com Madalena
Pedro Petersen, Representante do Sínodo Paranapanema no Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) e integrante do Setor de Trabalho de Diaconia do Sínodo Paranapanema
Por muito tempo, as mulheres não tiveram os mesmo direitos que os homens e assim também era no tempo de Jesus. No antigo mundo romano, as mulheres eram tidas como propriedade dos seus pais e dos seus maridos. A palavra, a opinião e o desejo das mulheres não eram levados em consideração nem os seus testemunhos valorizados. Cristo, porém, não concordava com isso. Pelo contrário, destacou a importância do protagonismo e do testemunho da mulher, ao investir de autoridade Maria Madalena para levar a Boa Nova da ressurreição aos discípulos. Cristo apareceu primeiramente a ela. Poderiam as pessoas acreditar no que ela dizia, visto que mulher não tinha voz nem vez?
Madalena foi acolhida por Jesus e, por gratidão e amor a Ele, se dispôs a segui-lo como sua amiga e discípula. Percebe-se nos Evangelhos que ela era, de certa forma, uma liderança entre as mulheres que seguiam Jesus. O Evangelho fala em mulheres que visitaram o sepulcro, onde o corpo de Cristo estava, e, ao verem o túmulo vazio, chamaram alguns discípulos. No contexto em que viviam, elas sabiam da importância dessa atitude para a valorização do seu testemunho. Depois de irem embora, Madalena permaneceu no local e foi ali agraciada com a presença de Cristo. Maria Madalena foi desafiada a comunicar, a ser protagonista desta ação, a levar a mensagem da ressurreição até os outros discípulos. Eles, com relutância, acreditaram nas suas palavras e foram para a Galileia ver o Messias.
Há pessoas que resumem a vida de Maria Madalena a uma pecadora arrependida, como se todo o seu trabalho e o seu testemunho como discípula não tivessem valor. Com coragem e fé, Madalena testemunhou todos os atos, da crucificação à ressurreição de Jesus, dispondo-se a anunciar o Evangelho.
Se o legado de Madalena como discípula e apóstola fosse mais visibilizado, quem sabe mais mulheres perceberiam o seu valor na Comunidade? Quem sabe mais homens e mulheres se colocariam lado a lado, na Seara do Senhor?