Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 08:49

Geral - Conaje

Páscoa com Madalena

   Pedro Petersen, Representante do Sínodo Paranapanema no Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) e integrante do Setor de Trabalho de Diaconia do Sínodo Paranapanema

   Por muito tempo, as mulheres não tiveram os mesmo direitos que os homens e assim também era no tempo de Jesus. No antigo mundo romano, as mulheres eram tidas como propriedade dos seus pais e dos seus maridos. A palavra, a opinião e o desejo das mulheres não eram levados em consideração nem os seus testemunhos valorizados. Cristo, porém, não concordava com isso. Pelo contrário, destacou a importância do protagonismo e do testemunho da mulher, ao investir de autoridade Maria Madalena para levar a Boa Nova da ressurreição aos discípulos. Cristo apareceu primeiramente a ela. Poderiam as pessoas acreditar no que ela dizia, visto que mulher não tinha voz nem vez?

   Madalena foi acolhida por Jesus e, por gratidão e amor a Ele, se dispôs a segui-lo como sua amiga e discípula. Percebe-se nos Evangelhos que ela era, de certa forma, uma liderança entre as mulheres que seguiam Jesus. O Evangelho fala em mulheres que visitaram o sepulcro, onde o corpo de Cristo estava, e, ao verem o túmulo vazio, chamaram alguns discípulos. No contexto em que viviam, elas sabiam da importância dessa atitude para a valorização do seu testemunho. Depois de irem embora, Madalena permaneceu no local e foi ali agraciada com a presença de Cristo. Maria Madalena foi desafiada a comunicar, a ser protagonista desta ação, a levar a mensagem da ressurreição até os outros discípulos. Eles, com relutância, acreditaram nas suas palavras e foram para a Galileia ver o Messias.

   Há pessoas que resumem a vida de Maria Madalena a uma pecadora arrependida, como se todo o seu trabalho e o seu testemunho como discípula não tivessem valor. Com coragem e fé, Madalena testemunhou todos os atos, da crucificação à ressurreição de Jesus, dispondo-se a anunciar o Evangelho.

   Se o legado de Madalena como discípula e apóstola fosse mais visibilizado, quem sabe mais mulheres perceberiam o seu valor na Comunidade? Quem sabe mais homens e mulheres se colocariam lado a lado, na Seara do Senhor? 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br