Jornal Evangélico Luterano

Ano 2012 | número 753

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 21:16

Gente Luterana

IGREJA REVELADORA
A NOSSA PRIORIDADE É A NOSSA VIDA DE FÉ

Claudinéia Doern Eichelt Quoos, 31 anos de idade, natural de Amambai/MT, Agricultora, casada com Alberto Quoos e mãe de Kaiane e Renato, é membro no Ponto de Pregação Santarém/PA, no Sínodo Mato Grosso “A minha fé se confirmou em um Retiro de Jovens, realizado em Guarantã do Norte/MT, no ano 2000, no Carnaval. Com a ajuda do P. Oscar Jans, conheci realmente e passei a ver o meu Senhor Deus da forma mais bonita. Assim, a vontade de trabalhar ainda mais pelo seu Reino só cresceu”.

   Agricultora, também profissão do esposo, Claudinéia conta que, a passos lentos, a agricultura vem ganhando espaço e dando a oportunidade do casal cuidar dos seus filhos e ajudar a Comunidade “Temos a possibilidade de conciliar o trabalho e a vida em Comunidade, por isso, aqui em casa, a nossa agenda particular é feita sempre tendo como base a programação da Comunidade, uma vez que a nossa prioridade é a nossa vida de fé. Tenho certeza que tudo se organiza da melhor forma quando, em nossa vida, Deus vem em primeiro lugar”.
   Claudinéia nasceu em uma família luterana e cresceu na vida comunitária, participando de cultos, escolinha dominical, Ensino Confirmatório e Juventude, onde conheceu o seu esposo, que já era Presidente da Comunidade na localidade que o casal escolheu para morar “Neste tempo, já ouvia falar no Projeto Missionário de Santarém/PA. Em 2003, viemos morar aqui e estamos ajudando esse projeto a sair do papel. Aqui, a Igreja tem nos fortalecido como pessoas”.
   Atualmente integrando o Presbitério como Secretária, representando o grupo de OASE local e ajudando na escolhinha dominical, Claudinéia já foi Professora de Culto Infantil e Ensino Confirmatório, líder da Juventude Paroquial e Sinodal, líder de culto, Secretária e Presidente na Comunidade “Sempre gostei e continuo gostando de participar ativamente nos trabalhos da Igreja”.
   Como os grandes temas do Sínodo Mato Grosso, a Presbítera destaca o Lema que acompanha o Tema do Ano 2012, além da implantação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), o que vai ao encontro do desejo da Comunidade, que é missionária e sonha com a possibilidade de se tornar Paróquia e alcançar mais pessoas para a obra do Senhor. Quanto ao desafio de ser IECLB na região, Claudinéia aponta as grandes distâncias geográficas, em função da região do Sínodo ser bastante extensa, o que dificulta que os irmãos na fé se encontrem e compartilhem experiências.
   O que poderia ser melhor na IECLB? Desejo que os membros da IECLB ´vistam a camisa´, falem no amor de Cristo e propaguem a nossa Igreja, que é séria, democrática, transparente e cada vez mais concede espaços aos seus membros, afirma
Claudinéia Doern Eichelt Quoos, cujo maior sonho para a IECLB é que esta seja uma Igreja reveladora, ou seja, que realmente revele o amor de Cristo às pessoas do mundo.


REBANHO DO SENHOR
DEVEMOS BUSCAR OS QUE AINDA NÃO CONHECEM O EVANGELHO

Ronald Celso Schwebel, 61 anos, natural de Palmeira/PR, Agricultor, casado com Odete Nelda Hennig Schwebel e pai de Samuel, Timóteo e Raquel, é membro na Comunidade de Lucas do Rio Verde/MT, no Sínodo Mato Grosso “Desde pequeno, fui instruído na fé cristã, mas o que marcou a minha vida de fé foi a participação na Escola Bíblica de férias, dirigida pela American Lutheran Church, no norte do Paraná, o que se confirma em Provérbios 22.6 ´Ensina a criança o caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele´.

   A caminhada de Ronald na IECLB vem do berço. Bisneto de imigrantes alemães que se estabeleceram na região dos campos gerais de Ponta Grossa/PR, ele e a sua esposa cursaram a Escola Bíblica do Instituto Evangélico Luterano de Londrina/PR durante três anos, instituição da qual, mais tarde, foram Diretores internos. A convite das Comunidades de Rolândia e Ponta Grossa/PR, Ronald trabalhou como Assistente Paroquial, atuou como líder de culto, dirigiu estudos bíblicos na OASE e em grupos, coordenou atividades com jovens e crianças. Em Campinas/SP, o casal dirigiu o Lar Belém. Atualmente exercendo a função de Pregador Leigo (enquanto a sua esposa se dedica ao trabalho com crianças), na última Assembleia Ronald foi eleito Vice-Presidente e ainda exerce a função de Delegado no Concílio da Igreja. Entre outros cargos, o Presbítero foi Presidente na Comunidade e na Paróquia de Lucas do Rio Verde/MT e, no Sínodo, atuou como Secretário e Presidente do Conselho Sinodal.
   Como os grandes temas do Sínodo Mato Grosso, Ronald é enfático “A grande tarefa que temos, como cristãos no Sínodo Mato Grosso, é cuidar do rebanho do Senhor e buscar os que ainda não foram alcançados pelo Evangelho. Este é um grande desafio na nossa região, devido às distâncias, que separam tanto a Paróquia como as Comunidades umas das outras. Entretanto, através do seu Espírito Santo, Deus tem animado as lideranças a prosseguirem em direção ao alvo, que é cumprir a grande missão que Jesus tem deixado para nós em Mateus 28.19-20 ´Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século´”.
   O que poderia ser melhor na IECLB? “Como Igreja de origem alemã, que chegou ao Brasil com a imigração, temos, dentro de nós, o hábito de cuidar dos que são nossos membros, sem ir muito além dos nossos próprios muros. No entanto, a palavra de Deus nos diz ´até os confins da terra´, ou seja, ir além do rol de membros, ir em busca daqueles que ainda não ouviram o único e verdadeiro amor que Deus revelou em Cristo Jesus na cruz do calvário, o qual venceu a morte, nos dando a mesma certeza de vitória”, chama atenção Ronald Celso Schwebel, que sonha com uma IECLB verdadeiramente missionária e que vai em busca do ´perdido´, discipulando, e não somente cuida dos 99, pois Jesus disse ´ide´ e nos deixou o exemplo.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br