IGREJA REVELADORA
A NOSSA PRIORIDADE É A NOSSA VIDA DE FÉ
Claudinéia Doern Eichelt Quoos, 31 anos de idade, natural de Amambai/MT, Agricultora, casada com Alberto Quoos e mãe de Kaiane e Renato, é membro no Ponto de Pregação Santarém/PA, no Sínodo Mato Grosso “A minha fé se confirmou em um Retiro de Jovens, realizado em Guarantã do Norte/MT, no ano 2000, no Carnaval. Com a ajuda do P. Oscar Jans, conheci realmente e passei a ver o meu Senhor Deus da forma mais bonita. Assim, a vontade de trabalhar ainda mais pelo seu Reino só cresceu”.
Agricultora, também profissão do esposo, Claudinéia conta que, a passos lentos, a agricultura vem ganhando espaço e dando a oportunidade do casal cuidar dos seus filhos e ajudar a Comunidade “Temos a possibilidade de conciliar o trabalho e a vida em Comunidade, por isso, aqui em casa, a nossa agenda particular é feita sempre tendo como base a programação da Comunidade, uma vez que a nossa prioridade é a nossa vida de fé. Tenho certeza que tudo se organiza da melhor forma quando, em nossa vida, Deus vem em primeiro lugar”.
Claudinéia nasceu em uma família luterana e cresceu na vida comunitária, participando de cultos, escolinha dominical, Ensino Confirmatório e Juventude, onde conheceu o seu esposo, que já era Presidente da Comunidade na localidade que o casal escolheu para morar “Neste tempo, já ouvia falar no Projeto Missionário de Santarém/PA. Em 2003, viemos morar aqui e estamos ajudando esse projeto a sair do papel. Aqui, a Igreja tem nos fortalecido como pessoas”.
Atualmente integrando o Presbitério como Secretária, representando o grupo de OASE local e ajudando na escolhinha dominical, Claudinéia já foi Professora de Culto Infantil e Ensino Confirmatório, líder da Juventude Paroquial e Sinodal, líder de culto, Secretária e Presidente na Comunidade “Sempre gostei e continuo gostando de participar ativamente nos trabalhos da Igreja”.
Como os grandes temas do Sínodo Mato Grosso, a Presbítera destaca o Lema que acompanha o Tema do Ano 2012, além da implantação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), o que vai ao encontro do desejo da Comunidade, que é missionária e sonha com a possibilidade de se tornar Paróquia e alcançar mais pessoas para a obra do Senhor. Quanto ao desafio de ser IECLB na região, Claudinéia aponta as grandes distâncias geográficas, em função da região do Sínodo ser bastante extensa, o que dificulta que os irmãos na fé se encontrem e compartilhem experiências.
O que poderia ser melhor na IECLB? Desejo que os membros da IECLB ´vistam a camisa´, falem no amor de Cristo e propaguem a nossa Igreja, que é séria, democrática, transparente e cada vez mais concede espaços aos seus membros, afirma
Claudinéia Doern Eichelt Quoos, cujo maior sonho para a IECLB é que esta seja uma Igreja reveladora, ou seja, que realmente revele o amor de Cristo às pessoas do mundo.
REBANHO DO SENHOR
DEVEMOS BUSCAR OS QUE AINDA NÃO CONHECEM O EVANGELHO
Ronald Celso Schwebel, 61 anos, natural de Palmeira/PR, Agricultor, casado com Odete Nelda Hennig Schwebel e pai de Samuel, Timóteo e Raquel, é membro na Comunidade de Lucas do Rio Verde/MT, no Sínodo Mato Grosso “Desde pequeno, fui instruído na fé cristã, mas o que marcou a minha vida de fé foi a participação na Escola Bíblica de férias, dirigida pela American Lutheran Church, no norte do Paraná, o que se confirma em Provérbios 22.6 ´Ensina a criança o caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele´.
A caminhada de Ronald na IECLB vem do berço. Bisneto de imigrantes alemães que se estabeleceram na região dos campos gerais de Ponta Grossa/PR, ele e a sua esposa cursaram a Escola Bíblica do Instituto Evangélico Luterano de Londrina/PR durante três anos, instituição da qual, mais tarde, foram Diretores internos. A convite das Comunidades de Rolândia e Ponta Grossa/PR, Ronald trabalhou como Assistente Paroquial, atuou como líder de culto, dirigiu estudos bíblicos na OASE e em grupos, coordenou atividades com jovens e crianças. Em Campinas/SP, o casal dirigiu o Lar Belém. Atualmente exercendo a função de Pregador Leigo (enquanto a sua esposa se dedica ao trabalho com crianças), na última Assembleia Ronald foi eleito Vice-Presidente e ainda exerce a função de Delegado no Concílio da Igreja. Entre outros cargos, o Presbítero foi Presidente na Comunidade e na Paróquia de Lucas do Rio Verde/MT e, no Sínodo, atuou como Secretário e Presidente do Conselho Sinodal.
Como os grandes temas do Sínodo Mato Grosso, Ronald é enfático “A grande tarefa que temos, como cristãos no Sínodo Mato Grosso, é cuidar do rebanho do Senhor e buscar os que ainda não foram alcançados pelo Evangelho. Este é um grande desafio na nossa região, devido às distâncias, que separam tanto a Paróquia como as Comunidades umas das outras. Entretanto, através do seu Espírito Santo, Deus tem animado as lideranças a prosseguirem em direção ao alvo, que é cumprir a grande missão que Jesus tem deixado para nós em Mateus 28.19-20 ´Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século´”.
O que poderia ser melhor na IECLB? “Como Igreja de origem alemã, que chegou ao Brasil com a imigração, temos, dentro de nós, o hábito de cuidar dos que são nossos membros, sem ir muito além dos nossos próprios muros. No entanto, a palavra de Deus nos diz ´até os confins da terra´, ou seja, ir além do rol de membros, ir em busca daqueles que ainda não ouviram o único e verdadeiro amor que Deus revelou em Cristo Jesus na cruz do calvário, o qual venceu a morte, nos dando a mesma certeza de vitória”, chama atenção Ronald Celso Schwebel, que sonha com uma IECLB verdadeiramente missionária e que vai em busca do ´perdido´, discipulando, e não somente cuida dos 99, pois Jesus disse ´ide´ e nos deixou o exemplo.