ESPÍRITO DA ÉPOCA
FIDELIDADE À FÉ CRISTÃ E TESTEMUNHO COM CREDIBILIDADE
Técnico em Eletrônica e Programador aposentado, Helmut relata “Estudei no Instituto Pré- Teológico, em São Leopoldo/RS, e, na empresa em que trabalhava, a Varig, pude dialogar muito sobre fé com colegas das mais diversas crenças, inclusive não-cristãs, o que foi bastante desafiador, mas amadureceu e fortaleceu ainda mais a minha fé cristã”.
Helmut começou a participar mais ativamente na IECLB a partir do Coral e da Juventude Evangélica. Também integrou os encontros de trei- namento de leitores (pregadores leigos) nos tempos da ‘Academia Evangélica’, com o P. Lützow, “Tive o privilégio de ter sido membro e Orien- tador da Juventude local, suplente leigo na Comissão Teológica da IECLB, representante da Comunidade Niterói no Conselho Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, bem como no Conselho Sinodal de Música, Regente do Coral da Comunidade de Niterói, Conselheiro, Vice-Secretário, Vice-Tesoureiro, Vice-Presidente e membro do Conselho Fiscal na Comunidade de Niterói, integrante do Conselho Fiscal da Obra Gustavo Adolfo (OGA) e de subcomissões de Avaliação de Ministros e Campos de Atividade Ministerial”. Desde janeiro de 2012, Helmut é Presidente da Comunidade de Niterói.
Como os grandes temas do Sínodo Rio dos Sinos, o Presbítero destaca Missão urbana e evangelização, formação e gestão comunitária, diaconia e comunicação. Os desafios de ser IECLB na região são a fidelidade à fé cristã e o testemunho com credibilidade em um cenário que oferece uma grande variedade de opções religiosas por um lado e, por outro, a indiferença e o ateísmo.
O que poderia ser melhor na IECLB? “Que Ministros e Educadores saibam discernir melhor o espírito da época (Zeitgeist), não se conformando com o presente século (Romanos 12.2). Por exemplo, nas questões comportamentais, gênero, mo- smos, etc., ser testemunha e sal da terra implica em ser bom exemplo ético e moral em todas as áreas”, acredita Helmut Fertsch, que sonha que as diversas linhas teológicas ou movimentos da IECLB se concentrem no Evangelho e na Teologia luterana, possibilitando maior aproximação e diálogo entre eles e viabilizando o crescimento da nossa Igreja.
AMOR AO PRÓXIMO
O EVANGELHO COMO INSTRUMENTO DE FÉ
Farmacêutica-bioquímica aposentada, Neila sem- pre procurou trabalhar com ética, respeito e dedicação, buscando agregar valores religiosos “Exerci plenamente a fé e os ensinamentos do Evangelho em trabalhos voluntários na Federação de Bandeirantes do Brasil, pois fui integrante de diversas equipes re- gionais e nacionais de espiritualidade. A filosofia de Baden Powell, fundador do Bandeirantismo e do Escotismo, está sempre presente nas minhas atividades: o dever para com Deus não consiste unicamente em inclinar-se diante da sua infinita bondade, mas em executar a sua vontade pela prática do amor aos nossos semelhantes.
A caminhada de Neila na IECLB tem cerca de dez anos. Membro da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, quando se aposentou e mudou para o litoral, devido à ausência da sua Igreja, aproximou-se da IECLB, aprofundou-se nos ensinamentos do luteranismo e aconselhou-se com o Bispo Primaz da Igreja Anglicana, que a encorajou a continuar a sua caminhada de fé na IECLB. Há oito anos, Neila fez a sua Profissão de Fé e, desde então, participa ativamente nos trabalhos da IECLB, inclusive tendo cursado, no sistema EaD da Faculdades EST, Visitação, Confessionalidade Luterana e Batismo.
Atualmente, Neila não ocupa cargos no Presbitério, mas já foi Primeira-Secretária e Presidente de Comunidade, integrou o Grupo de Danças Sênior e da Terceira Idade, além de ter feito parte do Conselho Escolar do Colégio Pastor Dohms - Capão da Canoa. Na Presidência da Comunidade em Capão da Canoa, Neila como Presidente e o esposo como Secretário, o casal promoveu regularizações nos registros de patrimônios e membros, além de melhorias nas instalações, ações fundamentais na vida da Comunidade.
Como o grande tema do Sínodo Rio dos Sinos, Neila elege Missão Urbana e Evangelização. Os desafios de ser IECLB na região, tendo em vista que o Sínodo possui, principalmente, Paróquias urbanas, são chegar às áreas rurais e, também, dar subsídios para a formação de grupos atuantes de visitação e evangelização.
O que poderia ser melhor na IECLB? ”Aproximação entre IECLB e IELB, para que a ‘missão cristã luterana’ tenha maior credibilidade, exposição da IECLB na mídia, preparação continuada de lideranças para a atuação nas Comunidades, além do reavivamento no Evangelho baseado nos ensinamentos de Lutero”, enumera Neila Trindade da Silva Horn, que sonha com uma Igreja que vá ao encontro do próximo, sempre comprometida com o Evangelho como instrumento de fé.