Não precisamos escolher as pessoas preparadas, mas precisamos preparar as pessoas escolhidas
As pequenas distâncias entre as Paróquias e a Sede do Sínodo Vale do Taquari facilitam a Formação de Ministros, Ministras e lideranças. É possível investir em Seminários, Cursos e Conferências Ministeriais diurnas e de alcance sinodal, não sendo necessário realizar ações por Núcleos ou Uniões Paroquiais, como em outros Sínodos. Com uma hora de viagem, pode-se deslocar da Comunidade mais distante até o local do encontro, seja na Sede Sinodal ou em alguma Comunidade. Mesmo assim, a extensa rotina de trabalho no campo, na cidade e os muitos compromissos assumidos pelas pessoas, não raro, impedem uma mobilização massiva das lideranças.
Na Formação de lideranças, destacamos o Seminário Sinodal para Presbíteros recém-eleitos. Muitas pessoas são chamadas para exercer cargos de liderança na Igreja sem que tenham sido preparadas. Aqui vale a máxima de não escolher os preparados, mas preparar os escolhidos/eleitos, por isso, na primeira parte do Seminário, temos sempre uma palestra sobre ser Presbítero, Presbítera como um chamado divino para o serviço a Deus e à sua Igreja.
Na segunda metade, a Formação é técnica. Presidentes estudam como exercer esta função em uma Comunidade/Paróquia e como realizar a sua missão específica. Aos Tesoureiros e às Tesoureiras, são repassadas informações sobre a contribuição dos membros, de como a IECLB se organiza financeiramente, do repasse correto do dízimo e das ofertas, bem como modelos de orçamento e balanço. Com os Secretários e as Secretárias, a partir do auxílio profissional na área, estuda-se a importância da correta redação de uma ata, o registro de informações importantes, bem como o cuidado com documentos e livros de registros. Este Seminário tem contribuído para o bom andamento de reuniões e assembleias e para a administração de Comunidades e Paróquias. Outro evento a ser lembrado pela sua contribuição à Igreja em nossa região é o Seminário de Missão, cujo objetivo é despertar a consciência missionária nas lideranças da Igreja. A partir de exemplos de missão trazidos por Palestrantes de diferentes Paróquias ou instituições da IECLB, temos buscado responder pela nossa missão e pelos melhores meios de desempenhá-la.
A Formação de lideranças é complementada pelos Seminários e Encontros propostos pelos Setores de Trabalho do Sínodo, ou seja, os seus Conselhos e as suas Coordenações. São cerca de cem pessoas que se empenham pela realização de Encontros regulares, Seminários, Dias Sinodais, alcançando e formando um grande número de lideranças comunitárias. Além disso, neste ano formamos o Grupo de Trabalho Missão no Vale. A sua função será ouvir as Comunidades e as Paróquias e, com base nestas informações, propor atividades de Formação contextualizadas e que atendam aos interesses locais.
Para a Formação de Ministros e Ministras, realizamos sete Conferências Ministeriais diurnas e um Seminário anual de dois dias. Há, pelo menos, mais dois encontros celebrativos/festivos durante o ano. Os temas são eleitos por Ministros e Ministras quando fazem o seu planejamento para o ano seguinte e alguns temas convertem-se em ações sinodais. É o caso do Passa dia da Juventude Evangélica, que, em 2016, contou com a participação de mais de 130 jovens, e do Encontro de Confirmandos e Confi rmandas, que tem reunido, anualmente, mais de 300 adolescentes.