O que fazer com as informações, o conhecimento e as opiniões que circulam ao nosso redor?
Anossa identidade luterana é caracterizada por uma maneira de pensar e de ver o Evangelho e o mundo. ‘Pensamento luterano é pensamento crítico’ e ‘Pensamento luterano é pensamento dialético, isto é, sabe distinguir sem separar o que deve permanecer unido’, diz o P. em. Dr. Gott fried Brakemeier, ex-Pastor Presidente da IECLB, no livro Identidade Luterana - reflexões em dez capítulos (Editora Ott o Kuhr).
Portanto, questionamos as propostas humanas e não temos uma visão dualista da realidade, isto é, aqui, os bons (e nós sempre do lado dos bons!) e, lá, os maus. A realidade para a qual testemunhamos é complexa e cada vez exige respostas mais justas, responsáveis e que libertem as pessoas e não as escravizem!
Daí que a Formação é cada vez mais exigida. O que fazer com as informações, o conhecimento e as opiniões que circulam ao nosso redor? Que valores vamos defender diante de questões éticas? Como buscar o bem e não o mal (Amós 5.14a)? Para responder tais perguntas, o Sínodo Rio Paraná atua em diversas frentes de Formação. No caso dos Ministros e das Ministras, a Formação, conforme regulamentado pelo Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO), propõe estudos Bíblicoteológicos e de Teologia pública. Esta Formação se reflete nas Paróquias e nas Comunidades. Orientadores de Culto Infantil, de Ensino Confi rmatório, de Juventude Evangélica, Diaconia e Missão têm Seminários de Formação anuais.
O Sínodo está dividido em quatro Núcleos (Sudoeste, Girassol, Sol de Maio e Mato Grosso do Sul) para alcançar e aproximar-se mais das Comunidades. Nestes Núcleos, há Formação de lideranças, por exemplo, que estuda e reflete sobre o papel de líderes, além da preparação para os líderes dos encontros de Advento e Quaresma no Núcleo Girassol.
O Conselho Sinodal de Formação articula e disponibiliza, ainda, materiais e cursos de Formação, destacando-se o Curso Básico de Teologia, em parceria com a Faculdade Luterana de Teologia (FLT), situada em São Bento do Sul/SC.
Todos os encontros, seminários e materiais têm como objetivo formar lideranças, pois uma liderança qualificada ouve e enxerga com a alma, delega poderes, tem liberdade emocional e empatia para entender as necessidades das pessoas, assume responsabilidades. Liderança não nasce feita! Recebe dons, é verdade, mas é preciso lapidar e aprimorar com empenho e estudo.
Quando vamos ao culto e quando estamos em alguma atividade da Igreja, surgem perguntas sobre a fé, como viver a espiritualidade e até sobre o dinheiro da Igreja! Quem pode responder estas perguntas? A resposta está na Educação Cristã Contínua! Sem encontros de Formação, estudo e capacitação, as respostas não acontecem. Quanto mais pessoas forem capazes de ler, entender e transmitir a mensagem bíblica, mais clara e transparente será a vida da Comunidade e da Igreja. O envolvimento de pessoas é tarefa da Comunidade cristã. A Igreja são as pessoas. Vamos investir nelas!
O mesmo que vale para o nosso país, vale para a nossa Igreja: não há crescimento pessoal nem comunitário sem Formação (educação)! Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e na oração (Atos 2. 42)!
Formação: é saber em que e em quem crer!*
(*refl exões elaboradas em conjunto com Leandro Schwenk, Representante do Sí- nodo Rio Paraná no Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua)