Secretaria da Ação Comunitária
Acessibilidade e inclusão de pessoas idosas - Cada vez mais pessoas com idade superior a 80 anos participam da vida comunitária e social, o que é extremamente positivo, pois temos uma expectativa de vida anunciada de 105 anos!
A acessibilidade arquitetônica, de engenharia, mobilidade urbana e predial é garantida por lei e está relacionada a estruturas e organização de espaços físicos e materiais. Nesse contexto, encontramos a tecnologia assistiva, cujo termo é utilizado para identificar todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais das pessoas. Estamos nos referindo a qualquer peça, equipamento, sistema adquirido comercialmente ou feito sob medida, artesanalmente, como, por exemplo, bengalas, andadores, cadeiras de rodas, pegadores e calçadores.
Modificações ambientais que visam a facilitar a locomoção e mobilidade, propiciando maior segurança, como rampas, barras, corrimãos, assentos elevados no vaso sanitário e móveis são os meios facilitadores para que a pessoa continue mantendo a sua autonomia e independência no decorrer dos anos. Vale a pena lembrar que todos estes materiais precisam ter um acompanhamento técnico e um aprendizado constante no seu uso, desde a mais simples bengala até a cadeira de rodas motorizada. É necessário ter perseverança, boa vontade, bom senso e, sobretudo, consciência dos próprios limites.
Inclusão tem a ver com o nosso modo de ser e não com programas específicos. Fazer com e não para é um desafio comunitário e social para todas as pessoas. Se, pela graça de Deus, somos livres para cuidar também somos livres, pela sua graça, para este aprendizado – que é incluir. Assim estaremos cumprindo a nossa missão: vivenciar a diaconia, a fé em ação.
Propagar a acessibilidade e a inclusão ameniza o impacto que o envelhecimento causa nas pessoas!
Diaconisa Vilma Linda Reinar
Terapeuta Ocupacional
Casa Matriz de Diaconisas - Lar Moriá
São Leopoldo/RS