Secretaria da Ação Comunitária
Mulheres celebrando os 500 anos da Reforma - Animadas com a contagem regressiva para os 500 anos da Reforma, avançamos nos preparativos deste grande e representativo Encontro Nacional de Mulheres Luteranas.
Trata-se de um marco significativo para a caminhada das mulheres na IECLB. O evento é organizado pela Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - Nacional (OASE) em parceria com o Fórum de Reflexão da Mulher Luterana (FRML), Juventude Evangélica (JE), Ministras e a Secretaria da Ação Comunitária (SAC)/Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias.
O Encontro, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de março de 2017, em Foz do Iguaçu/PR, tem como ideia central celebrar a liderança e a participação das mulheres no movimento da Reforma até os dias atuais.
É sabido que muitas das conquistas presentes no cotidiano das nossas famílias e das nossas Comunidades são frutos das batalhas e das atitudes de mulheres que atuaram ao longo da história. O desafio é tornar esta reflexão viva e atual, relacionando-a com as oportunidades e os enfrentamentos vivenciados por mulheres na Igreja e na sociedade. Para tanto, contamos com a Palestra Principal e o debate da Pa. Dra. Elaine Neuenfeldt Mulheres luteranas celebrando os 500 anos e com as palestras temáticas: Libertas para arriscar - Mulheres no Movimento da Reforma (Pa. Ma. Regene Lamb e Diác. Telma Merinha Kramer), Mulheres e a Igreja sempre em Reforma (Pa. Dra. Claudete Beise Ullrich), Cozinha/À Mesa de Catarina (Diác. Dra. Márcia Paixão), Mulher e Politicas Públicas (Pa. Cibele Kuss), Tecendo Conhecimentos (Pa. Dra. Marli Brum) e Mulheres e Mídia (Daniéli Busanello).
Uma exposição em estandes - Experienciando trabalhos de, com e para mulheres - está sendo organizada pelo Conselho Nacional da Juventude Evangélica nos Sínodos. Ao som de cânticos e músicas, nos alegraremos na convivência amorosa e na partilha de saberes com as mulheres e todas pessoas presentes.
Contamos com um número significativo de inscrições e estamos confiantes que a participação no referido Encontro esteja sendo alvo de conversa e mobilização nas nossas Comunidades, nas nossas Paróquias e nos nossos Sínodos.
Rachel Pessoa de Oliveira
Fórum de Reflexão da Mulher Luterana
Pa. Carmen Michel Siegle
Coordenadora de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB