Secretaria da Ação Comunitária
O 1º Encontro Nacional de Capelanias da Saúde, realizado no município de Colombo/PR, nos dias 29 a 31 de março de 2016, foi uma oportunidade para compartilhar as alegrias, as dificuldades, os desafios e as esperanças que permeiam o trabalho das Capelanias da Saúde no âmbito da IECLB.
Lembrou-se de homens e mulheres, das Irmãs Diaconisas, dos grupos de OASE, das Ministras e dos Ministros que fizeram história na criação de hospitais, casas de acolhida e cuidado e instituições de longa permanência, na gestão e na administração destas instituições. Ali, pessoas cansadas e sobrecarregadas foram consoladas e assistidas em suas vulnerabilidades.
O resgate histórico das signifcativas trajetórias de cuidado, olhar diaconal e de amor ao próximo, no decorrer desta caminhada, enquanto Igreja de Jesus Cristo, chamada e vocacionada pela graça de Deus, nos convida a assumir, tal qual Cristo em seu Ministério, o cuidado para com a vida e a Criação de Deus.
Entendemos que as pessoas envoltas em uma vivência da espiritualidade Pascal (que experimentam a graça de Deus) sentem-se fortalecidas a enfrentar as suas crises, dores, saudades e desesperança na busca por restabelecer e restaurar a sua saúde, no sentido mais amplo, e a aceitar a sua condição humana enquanto pessoas com limites e cientes da sua finitude.
Convence-nos que as atitudes de cuidado, por meio do trabalho de capelanias na área da saúde, são sinais concretos, de graça e de paz, da missão de Deus no mundo. Por conseguinte, são oportunidades missionárias que carecem de apoio, capacitação, aprofundamento e sustentabilidade. Como IECLB, somos desafiados e desafiadas a sair da nossa timidez e a contribuir na construção desse trabalho com as nossas ricas experiências. Somos pessoas inspiradas pela palavra de Jesus: estive enfermo e me visitaste (Mt 25.43).
Extraído da Mensagem do 1º Encontro Nacional de Capelanias da Saúde