Secretaria da Ação Comunitária
Livres para servir - diaconia: o Tema do Ano da IECLB lembra-nos que, como pessoas cristãs, nós devemos sempre viver pensando e praticando o bem. Porém, você já se perguntou qual é esse bem e como praticá-lo? Talvez a resposta primeira que possa vir à nossa mente tenha vários nomes como: paz, justiça, amor, igualdade, respeito... Estes são valores que aprendemos de casa, com a nossa família e na nossa Comunidade. Buscar o bem e não o mal é exercitar a paz, a justiça, o amor, a igualdade e o respeito. O Tema 2016 está aí também para nos lembrar que buscar o bem é vivenciar diaconia, a fé viva no amor.
Em tempos de violência, crises de todos os lados, tempos em que ligar a televisão em noticiários nos causa medo e/ou revolta, nós, como parte integrante da Igreja de Cristo nesse país e no mundo, somos convidados e convidadas pelo próprio Jesus a enxergarmos e agirmos com fé e esperança. Jesus nos ensinou a falar e viver pelo bem, a olhar para as pessoas desesperançosas com carinho, a dizermos com nossas mãos que a diaconia quer transformar realidades pela fé e que ela não desiste de quem possa ter desistido. Estamos falando em um bem inestimável que é a prática do bem, a prática da diaconia.
Por onde começar? Essa pergunta que nos inquieta é a nossa fé querendo praticar o bem. Quando falamos em buscar o bem, lembramos de várias palavras (paz, justiça, amor, igualdade, etc.). Agora, é a hora de colocá-las em prática. O que, em sua cidade ou nas ruas ao redor da sua Comunidade carece de conhecer a fé que se faz ativa no amor, a paz que vem de Deus, a justiça que traz a paz, o amor que transforma realidades e a igualdade que traz esperança? Respondendo a isso, pode-se refletir em grupo sobre o que e como fazer para melhorar essa situação.
Somos livres para cuidar e servir em amor – diaconar! Que este seja o motivo para celebrarmos o Dia Nacional da Diaconia, em 10 de abril.
Diác. Dionata Rodrigues de Oliveira,
Ministro na Paróquia de Pedro Osório/RS