Secretaria da Ação Comunitária
Saneamento é básico - A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica que, há várias décadas, propõe o estudo de temas atuais. De tempos em tempos, ela é aberta para que outras Igrejas se somem e contribuam. É o caso da Campanha em 2016. Por meio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e de pessoas especialmente incumbidas, a IECLB ajudou a desenvolver a Campanha, cujo tema é Casa comum, nossa responsabilidade. O lema é Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24).
A Campanha pretende reacender a discussão, levantada especialmente pelos movimentos ecológicos, sobre a importância de uma nova relação entre as pessoas e o meio ambiente. É imprescindível que diminuamos as pegadas destrutivas que deixamos por onde passamos e que nos voltemos para reaprender a respeitar o meio ambiente, a natureza.
Apesar de avanços significativos em diversas áreas e de indicadores que apontam para certo progresso, boa parte da população ainda consome água de baixa qualidade, o que, certamente, contribui para severos problemas de saúde, que levam, inclusive, à morte. Vivemos a contradição de contar com tecnologias cada vez mais avançadas (automóveis, computadores, smartphones, etc.) e ainda conviver com esgoto correndo livre, a céu aberto. Trata-se, inegavelmente, de total inversão de valores. Tornou-se mais importante ter o último IPhone do que um copo de água potável.
Discutir saneamento básico não poderia vir em hora mais apropriada, pois testemunhamos e sofremos as consequências de doenças transmitidas por insetos que adoram proliferar em águas paradas. Neste caso, a necessidade de combater estas doenças é mais um argumento para que haja investimento pesado em saneamento básico.
Resta-nos agir para transformar esta realidade. Investir em saneamento básico e, por extensão, no respeito e no cuidado com a natureza, é mostra de inteligência e sabedoria.
P. Dr. Mauro Souza
Secretário da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB