Estrutura e Governança (parte 1/3)
O Núcleo AdministrativoFinanceiro presta serviços em apoio às Secretarias e demais setores de atuação da Sede da Igreja com vistas à implementação das Metas Missionárias. Adicionalmente, o Núcleo Administrativo-Financeiro contribui diretamente com a execução da Meta Missionária 5, Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável, mais especificamente com a Área de prioridade Estrutura e Governança.
Planejamento, apoio à governança e documentos normativos
- Desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Sede da Igreja, alinhado com as Metas Missionárias, com a assessoria de Consultor Organizacional especializado na gestão de redes de cooperação interorganizacional. Em 2019, foram elaborados seis Planos de Ação vinculados a sete das 15 Áreas de prioridade das Metas Missionárias, a saber: Educação Cristã Contínua, Formação Ministerial, Culto e Comunicação, Protagonismo da Pessoa Jovem, Estrutura e Governança e Comunicação.
- Monitoramento, no primeiro semestre de 2020, da execução dos seis Planos de Ação relacionados às Metas Missionárias, bem como monitoramento dos Planos de Ação vinculados aos Programas de Gestão. Como parte do monitoramento, considerando as graves consequências decorrentes da pandemia do Covid-19, bem como a aceleração de mudanças já em curso na sociedade, com impactos também na vida da Igreja, a Sede da IECLB ocupou-se com a reflexão sobre novos cenários que se descortinam na sociedade e o seu reflexo para o nosso trabalho. Essa reflexão foi sistematizada em forma de parâmetros (ou referenciais) e deverá balizar a revisão dos Planos já elaborados e a elaboração de novos Planos de Ação.
- Análise pela Secretaria Geral de 166 Estatutos de Comunidades e Paróquias. Destes, 131 foram homologados, sendo 82 de Comunidades, 14 de Comunidades com Funções Paroquiais e 35 de Paróquias. Outros 34 Estatutos não foram homologados, com solicitação de adequações, e um permanece em análise. Em relação aos Estatutos de Sínodos, no período, foram recebidos 11 Estatutos. Destes, oito foram analisados e cinco foram homologados. Dentre os outros seis remanescentes, três estão em revisão por parte dos Sínodos e três permanecem em análise na Secretaria Geral.
- Envio à Presidência, aos Conselheiros e às Conselheiras do Conselho da Igreja, aos Presidentes e às Pastoras Sinodais e aos Pastores Sinodais, de oito Atas das reuniões do Conselho da Igreja, sete atas da Diretoria do Conselho da Igreja e 85 atas das reuniões da Conferência de Secretários e Secretárias. - Elaboração e publicação dos Boletins Informativos de número 227 até 232, com as decisões nacionais, e o seu encaminhamento aos Presidentes Paroquiais, Ministros, Ministras e Sínodos.
- Elaboração e publicação, em parceria com a Gráfica Otto Kuhr, dos Prontuário da IECLB 2019 e 2020, com os dados de todas as Paróquias, por Sínodo, Ministros e Ministras em atividade, em atividade voluntária, aposentados/jubilados, em afastamento, viúvas e viúvos, organizações identificadas e instâncias nacionais da IECLB.
- Organização e apoio logístico a um grande número de reuniões dos diversos grupos de trabalho que refletem a dinâmica intensa que hoje perpassa a Igreja, bem como os encaminhamentos dos resultados de reuniões às instâncias competentes.
Continua na próxima edição.
Núcleo Administrativo-Financeiro