Vida em Comunidade
Há Cultos com Ceia do Senhor. No passado, as Comunidades da IECLB usavam hóstia (uma pequena e fina ‘bolacha’, feita de farinha e água) e vinho tinto nessa celebração. Hoje, há algumas perguntas em relação a esses dois elementos, mas há critérios para refletir e decidir!
A Ceia do Senhor foi instituída por Jesus em uma refeição. Ali, Jesus utilizou dois alimentos que estavam sobre a mesa – pão e vinho – e deu-lhes um signifi cado especial. Como se tratava de uma refeição pascal, que rememorava a libertação do povo hebreu da escravidão do Egito, o pão era sem fermento e o vinho, tinto, normalmente servido em refeições especiais.
Em algum momento da história da Igreja se teve a ideia de substituir pão por hóstia, uma maneira de dizer: é um pão especial, que não esfarela. Destinase a uma ocasião especial. Faz sentido!
No entanto, surgiram perguntas em relação à hóstia. Por que hóstia? Afinal, isso é pão? Ao mesmo tempo, passouse a refletir que o pão utilizado por Jesus para instituir a Ceia expressava a história passada da comunidade reunida: era pão que lembrava sofrimento e liberdade. A hóstia faz recordar o quê?
Daí se avaliou: e se nós, hoje, também usássemos o nosso pão cotidiano na Ceia? Será que a Ceia não passaria a ter um significado mais profundo, aquilo que ela, de fato, é? Ela remete ao sacrifício de Jesus por nós e, igualmente, nos coloca na comunhão de filhos e filhas de Deus, redimidos e redimidas do pecado, aptos e aptas a promover justiça e paz – pão partilhado e não acumulado.
O mesmo se dá com o vinho. Por amor às pessoas que lutam contra o álcool, faz mais sentido utilizar um suco puro e bom, feito da mesma uva que o vinho e que tem mesma cor, cor do sangue que Cristo derramou em nosso favor.
Na Ceia do Senhor, o essencial não está na matéria (se hóstia ou pão e se vinho ou suco). Essencial é saber: os elementos utilizados contribuem para apontar o significado do sacrifício de Cristo por nós e das consequências dali decorrentes para a vida cristã?
Boa conversa!
P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB