Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 14:04

Vida em Comunidade

Vida em Comunidade

Na festinha de aniversário, há o momento em que se pede: Todo mundo em pé para cantar o ‘Parabéns’! Em outro momento, pede-se que todos sentem. Um encontro tem disso: senta e levanta. O Culto também! O decisivo no gesto de sentar ou ficar em pé no Culto não é dizer se é certo ou errado. Importa saber por que sentamos? Por que ficamos em pé?

Falando sobre os Cultos na IECLB, a Comunidade normalmente fica em pé, como gesto de reverência. Fica-se em pé no início, quando é anunciado que o Culto se dá em nome do Trino Deus. Fica-se em pé nas orações, para receber a Bênção, para o Gesto da Paz, para ouvir o Evangelho.

Também nos colocamos em pé para nos mover: dirigindo-nos à mesa da comunhão, para levar as Ofertas, para estender o gesto de reconciliação a quem está na outra fileira, etc.

Uma defi nição do gesto de levantarse pode ser esta: Deus bendito, aqui estou! Levanto-me em reverência diante de ti para te falar! Move-me para estender a mão a quem tenho ofendido! Diante de ti e do mundo, proclamo a minha fé!

Na maior parte do tempo do Culto, a Comunidade está sentada. É a postura de quem quer ouvir. Ouvimos a Prédica, que é a interpretação da Palavra de Deus e o anúncio da Boa Nova. Em silêncio e meditação, também sentamos para acompanhar o ato do Batismo, a Oração Memorial, a reflexão apresentada pelas crianças, etc.

É importante compreendermos (e falarmos sobre) que não há, em princípio, uma lei que defi ne o sentar e levantar no Culto. Até porque há pessoas cristãs que ficam sentadas durante as orações.

Na tradição católica, há, ainda, o gesto de ajoelhar-se, como na Confissão de Pecados. Enquanto nos nossos Cultos a praxe é que sentamos durante os cantos, grande parte das Comunidades Luteranas da América Latina não somente ficam em pé nessa hora, mas gingam com o seu corpo, quase fazendo uma dança litúrgica.

Por que sentamos? Por que ficamos em pé? Ao buscar respostas para essas perguntas, vale a pena instruir a Comunidade a levantar ou sentar a partir de um gesto, sem necessidade de ter que dizer isso em alta voz. Bom diálogo!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br