Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 14:40

Vida em Comunidade

Vida em Comunidade

Um encontro marcante acontece em ‘bom clima’. Não nos referimos ao frio ou ao calor, mas ao ambiente do encontro. Culto tem tudo a ver com bom clima, ambiente favorável e isso depende de vários elementos. Destacamos um deles: evitar os ruídos. Sim... Temos o que aprender em relação ao silêncio no ambiente de Culto.

Se o sino bateu e o Prelúdio foi executado, então o Culto já iniciou. O Ministro ou a Ministra está no altar. Atrapalha o ‘clima do Culto’ se, nesse momento, ainda é preciso que alguém tenha que fazer Psit! – pedindo silêncio

Há um conjunto de outros ruídos que podem ser evitados para permitir que Deus e a sua Palavra tenham destaque no Culto, para que o Culto cale fundo na alma humana. Por exemplo: ao sinal do início do Culto, passou a hora de afinar instrumentos musicais ou de fazer aquele último ensaio. Não é mais hora de testar o microfone. Agora, tudo isso é ruído.

Nas Leituras Bíblicas, cabe anunciar o texto e ler. É desnecessário dizer ‘eu passo a ler’ e ‘até aqui a leitura’. Isso é o óbvio! Será muito mais profundo dizer: ‘Essa é Palavra do Senhor’ ou recitar o Salmo 119 v.105.

Há momentos no Culto – e são vários – para os quais a Comunidade pode ser educada para responder a uma senha, sem que haja explicação. Por exemplo, no momento da leitura do Evangelho, a Comunidade normalmente levanta. Em vez do ‘Vamos nos colocar em pé para...’, é possível instruir os membros mais regulares no Culto para que se levantem assim que for anunciado: ‘Leitura do Evangelho segundo Marcos...’.

O mesmo vale para outros momentos em que a Comunidade é convidada a ficar em pé. É possível instruir a Comunidade a levantar-se e sentar-se a partir de um discreto gesto de quem preside o Culto. Nessa instrução, também pode estar a clareza que ‘quem puder, coloque-se em pé’, evitando essa repetição.

Assim como ruídos atrapalham o sono e o diálogo, eles também prejudicam o clima do Culto da Comunidade.

Eis um bom assunto para o próximo encontro!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br