Vida em Comunidade
O Culto reúne a Comunidade na presença de Deus. O que acontece no Culto, torna-se convite para que pessoas retornem, ou não (leia mais nas edições anteriores). Por que Prelúdio e sino? Prelúdio é uma peça musical que se executa no início do Culto. Falar no sino e no Prelúdio pode dar a ideia de que não há Culto sem sino e sem Prelúdio tocado em um órgão enorme. Não é isso!
O decisivo no Culto é que se ouça o que Deus nos quer dizer e que nós falemos a Deus sobre as nossas dores, as nossas alegrias, o nosso pecado e lhe apresentemos louvor e intercessão. Mesmo assim, vale a pena perguntar o porquê de se ter no Culto um som parecido ao do sino e boa música! Por quê?
Alguém expressou assim: O sino convida: Vem! Vemm! Vemmm! No início do Culto, o sino sinaliza: agora vai começar! Vamos voltar os nossos pensamentos para o que está por vir! O sino demarca uma distinção entre tempos: agora, Deus quer nos dirigir a sua Palavra. Silenciemos e ouçamos!
Não dispor de torre com sino não é impedimento para que a Comunidade busque uma forma de ‘criar’ o seu sino. Há belas opções. Um singing bowl (sino cantante) pode ser comprado com menos de duzentos reais.
Há maneiras muito interessantes de valorizar a função do sino no Culto, como, por exemplo, dar uma badalada em três momentos do Pai Nosso, nos três Ps: Pai Nosso... Pão nosso... Pois teu é... Significa: o povo de Deus que não está presente no Culto fica sabendo que, nesse momento, uma Comunidade Cristã está em oração, agradecendo e intercedendo.
Quanto ao Prelúdio? É uma peça musical meditativa executada no órgão, tocada no violão solo ou pelo grupo de Músicos, cantada pelo Coral. Por que o Prelúdio contribui para um marcante encontro entre Deus e a sua Comunidade? Porque o Prelúdio congrega e propicia sintonia. Após o sino, o Prelúdio ajuda a criar o ambiente de Culto, prepara as pessoas e as une no mesmo propósito, sensibiliza ante a presença de Deus e expressa a arte e a beleza da Criação.
Sino e Prelúdio... Assuntos para o diálogo no próximo encontro!
P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB