Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 08:50

Vida em Comunidade

Por que convidar para o Culto?

O Culto da Comunidade Cristã é encontro que reúne um grupo de pessoas na presença de Deus (ler Jorev n° 813). Da mesma forma que acontece em relação a tantos encontros da nossa vida, é importante que, para o Culto, haja convite e acolhimento. Afinal, é a partir do convite, por meio de um cartão, um e-mail ou um WhatsApp, que nos dispomos a ir ao aniversário. 

Por que convidar para o Culto?

O Culto deixou de ser oportunidade para sair de casa e rever pessoas, como foi outrora. Hoje, a agitação do dia a dia, o incontável número de encontros nos leva a dizer, especialmente no final de semana: ‘Ufa! Finalmente em casa!’. Deixou de ser natural que se queira estar no Culto.

É por isso que temos um instigante desafio nas nossas Comunidades: convidar para o Culto. Isso é tarefa do Ministro, da Ministra, das lideranças, de todas as pessoas que participam do Culto com regularidade. Como convidar?

São muitas as maneiras de convidar pessoas para terem o Culto como encontro importante da vida. Pode-se convidar pelo telefone ou enviando um Whats! Às vezes, é suficiente alguém da família fazer a motivação: ‘Oi, pessoal! Vamos ao Culto amanhã?’. É importante convidar para Cultos com Batismo, Ação de Graças, Oração Memorial, presença de Coral, etc. São oportunidades que despertam interesse e animam a ir.

Há um momento especial para esse convite. Trata-se do abraço de Deus mesmo. Isso é tarefa de quem preside o Culto. Imaginemos: o sino bateu, o prelúdio foi tocado, as velas estão acesas. Criou-se um clima favorável de atenção da Comunidade. Nesse instante, antes do ‘Bom Dia’, importa ouvir a Palavra de Deus, uma frase selecionada da Palavra e que traduz a acolhida e o abraço do Senhor.

Pesquisas sobre o Culto comprovam: essa palavra de acolhida é determinante. É palavra que se torna abraço. É abraço que ampara, acolhe e protege. Esse abraço ficará como convite para retornar.

Converse sobre isso no seu próximo encontro!

P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br