Por que convidar para o Culto?
O Culto da Comunidade Cristã é encontro que reúne um grupo de pessoas na presença de Deus (ler Jorev n° 813). Da mesma forma que acontece em relação a tantos encontros da nossa vida, é importante que, para o Culto, haja convite e acolhimento. Afinal, é a partir do convite, por meio de um cartão, um e-mail ou um WhatsApp, que nos dispomos a ir ao aniversário.
Por que convidar para o Culto?
O Culto deixou de ser oportunidade para sair de casa e rever pessoas, como foi outrora. Hoje, a agitação do dia a dia, o incontável número de encontros nos leva a dizer, especialmente no final de semana: ‘Ufa! Finalmente em casa!’. Deixou de ser natural que se queira estar no Culto.
É por isso que temos um instigante desafio nas nossas Comunidades: convidar para o Culto. Isso é tarefa do Ministro, da Ministra, das lideranças, de todas as pessoas que participam do Culto com regularidade. Como convidar?
São muitas as maneiras de convidar pessoas para terem o Culto como encontro importante da vida. Pode-se convidar pelo telefone ou enviando um Whats! Às vezes, é suficiente alguém da família fazer a motivação: ‘Oi, pessoal! Vamos ao Culto amanhã?’. É importante convidar para Cultos com Batismo, Ação de Graças, Oração Memorial, presença de Coral, etc. São oportunidades que despertam interesse e animam a ir.
Há um momento especial para esse convite. Trata-se do abraço de Deus mesmo. Isso é tarefa de quem preside o Culto. Imaginemos: o sino bateu, o prelúdio foi tocado, as velas estão acesas. Criou-se um clima favorável de atenção da Comunidade. Nesse instante, antes do ‘Bom Dia’, importa ouvir a Palavra de Deus, uma frase selecionada da Palavra e que traduz a acolhida e o abraço do Senhor.
Pesquisas sobre o Culto comprovam: essa palavra de acolhida é determinante. É palavra que se torna abraço. É abraço que ampara, acolhe e protege. Esse abraço ficará como convite para retornar.
Converse sobre isso no seu próximo encontro!
P. Dr. Romeu Martini | Assessor Teológico da Presidência da IECLB