Fazer a diferença nestes outros 500 anos
Dando seguimento às Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida para, no mês de dezembro de 2017, refletirmos sobre a nossa determinação de fazer a diferença nestes outros 500 anos. Começamos o mês às vésperas do Primeiro Domingo de Advento, quando inicia um novo Ano Eclesiástico na IECLB e em outras Igrejas Cristãs no mundo.
O novo Ano Eclesiástico nos desafia a celebrar a graciosidade de Deus ao anunciar a vinda do seu Filho a um mundo marcado por turbulências e inseguranças. Proclamar a Boa Notícia de que Deus não deixa ao desamparo as suas criaturas representa um sopro de alento e de esperança. Deus vem e sustenta os seus filhos e as suas filhas em meio às contrariedades e aos infortúnios.
Motivados e motivadas por este gesto gracioso de Deus, somos convidados e convidadas a consolidar neste novo Ano Eclesiástico as Bases Confessionais da IECLB, a Missão e a Visão que nos unem em prol de uma Igreja com Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Ser Comunidade mais atrativa, mais inclusiva e mais missionária seria seguir o modelo de Igrejas que prometem a solução para tudo ou seria ousar no sentido de revelar o quanto a Palavra de Deus é o suporte verdadeiro para todas as situações?
Precisamos repartir melhor as nossas experiências missionárias e lançar, em conjunto, novos olhares sobre a Ação Missionária necessária que requer este mundo instável. Será que a depreciação dos valores, o enfraquecimento da ética, a tendência em relações cada vez mais superficiais não deveria nos encorajar a pensar uma Igreja que, nestes “outros 500”, abre as suas portas, derruba os muros de preconceitos, sai da passividade que espera as pessoas aparecerem no Culto e vai ao encontro delas em suas preocupações e dores, para falar da Palavra de Deus?
Conclamo as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a acolherem esta última Estação do Jubileu, no ano de 2017. Dezembro é momento especial para refl etir sobre o nosso novo Ano Eclesiástico. É por isso que dedicamos a Estação de Dezembro ao tema “Outros 500”.
Deus vem até nós sem o merecermos e se instala em nosso meio para nos encorajar a qualificarmos a nossa Vivência Comunitária e a nossa Ação Missionária.
Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB