Estações do Jubileu da Reforma
Dando seguimento ao projeto Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de agosto, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Diaconia, uma das dimensões da Missão, ao lado de Comunhão, Liturgia e Evangelização, conforme o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).
A Diaconia parte da Comunidade, que celebra a graça recebida e que, a partir dela, age para transformar relações injustas, que segregam, distanciam pessoas umas das outras e as afastam dos recursos que Deus disponibilizou a toda criatura.
A nossa omissão diante das injustiças do cotidiano e das estruturas opressoras que se perpetuam dentro e fora do ambiente comunitário nos leva ao arrependimento. Somos desafiados e desafiadas a nos desacomodarmos e a percebermos a dor alheia decorrente de sistemas sociais, econômicos e políticos injustos. Somos chamados e chamadas a descruzarmos os braços, a sairmos do comodismo, para criarmos espaços comunitários que acolham quem sofre.
A Presidência da IECLB conclama as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A sexta Estação, neste mês de agosto, traz eventos importantes na sua agenda, como o Dia dos Pais, no segundo domingo do mês, dia 13, oportunidade para refletir sobre o dom da paternidade responsável, e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre entre os dias 21 e 27 e motiva a promover e a fortalecer ações em prol da inclusão, de modo que todas as pessoas se sintam acolhidas, cuidadas e incluídas na vida comunitária e também social.
A celebração do Jubileu da Reforma nos lembra esclarecimentos de Lutero: tudo o que temos procede de Deus: o alimento, a vestimenta, a saúde, a família, os dons. Quando agimos, é Deus quem age. A graça divina é a origem da ação diaconal – as boas obras. Somos o meio da sua ação.
Que, no ano do Jubileu, possamos recolocar a Diaconia no centro de nossa Ação Missionária, juntamente com as dimensões da Comunhão, da Liturgia e da Evangelização.
Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB