Projeto Estações do Jubileu da Reforma
Dando seguimento ao projeto Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de julho, sintonizar com o conteúdo das diretrizes da IECLB referentes à Educação, que integra a ação missionária da IECLB desde a sua criação, gerando inclusive o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC).
Para integrar a IECLB, a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana compromete-se com a missão de propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal, na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo. O reconhecimento está registrado no Estatuto da Comunidade, que assegura, entre outros, o compromisso específico de contribuir para uma formação evangélica da vida no âmbito familiar e público. Ministros e Ministras têm o mesmo foco na missão e a responsabilidade de dedicar-se à capacitação para a vivência do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem, à formação de lideranças e à manifestação pública da Palavra de Deus na sociedade.
Esta capacitação e formação são reforçadas no Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), em que a formação é um dos três eixos transversais em todas as frentes missionárias da Igreja. Para embasar teológica e pedagogicamente esta formação, foi aprovado o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC). Convido para relermos este importante documento. Ele é atual, fornece fundamentação bíblica, confessional e pedagógica para todas as ações de formação na IECLB e, por isso, merece toda a nossa atenção.
O Jubileu nos lembra da importante contribuição na área da Educação feita pelas pessoas que lideraram o movimento da Reforma, especialmente Lutero, que inclusive providenciou os recursos básicos para a educação: a Bíblia traduzida e o Catecismo. A Reforma chamou a atenção para o compromisso de cada pessoa cristã com relação à educação de filhos e filhas, além da responsabilidade dos governos de garantir uma educação de qualidade, obrigatória, sem distinção de gênero e com Docentes bem preparados. O objetivo era formar cidadãos aptos e cidadãs aptas a, com liberdade, contribuir na consolidação de uma sociedade guiada pelos valores cristãos.
Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB