Ministério
Dando seguimento ao projeto Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de junho, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Ministério, especificamente, o Ministério com Ordenação, que tem como atribuições a proclamação pública da Palavra e a administração dos Sacramentos.
Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única Santa Igreja Cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o Evangelho é pregado puramente e os Santos Sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho (Art. 7, Confissão de Augsburgo). A Comunidade Cristã deve a sua existência à Palavra de Deus. Não por acaso o Apóstolo Paulo perguntou: Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10.14).
A partir do Batismo, todas as pessoas batizadas, reunidas em Comunidade, são corresponsáveis pelo Ministério da Proclamação da Palavra. É tarefa do Sacerdócio Geral, a comunidade das pessoas que creem.
Ministros e Ministras pregam a Palavra, administram os Sacramentos, ouvem e aconselham, solidarizam-se, capacitam para a vivência do Sacerdócio Geral de todas as pessoas batizadas, atuam na formação de lideranças e testemunham publicamente a Palavra de Deus na sociedade. Participam e promovem, enfim, a Missão de Deus no mundo.
A quarta Estação traz eventos importantes na sua agenda, como o Fórum de Missão, que inicia no dia 1º e encerra no Domingo de Pentecostes (dia 4), data do lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2017. Toda a vida comunitária e de fé, devemos à ação do Espírito Santo, festejado em Pentecostes. Neste dia, também encerra-se a Semana de Oração pela Unidade Cristã, como parte da busca por reconciliação dos filhos e das filhas de Deus. O dia 5 (Dia Internacional do Meio Ambiente) lembra a nossa responsabilidade pelo cuidado com a Criação. O dia 10 (Dia do Ministro e da Ministra) convida para refletir sobre o lugar e a tarefa das pessoas que se sentem vocacionadas e abraçam o Ministério com Ordenação, colocando-se sob a incumbência advinda do Evangelho (Mateus 28.18-20).
Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB