Jubileu da Reforma
Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de abril, relembrar o Testemunho Público dado pela Reforma e o Testemunho Público que nos cabe hoje, como pessoas e como instituição (Comunidade, Paróquia, IECLB como um todo e Organizações Identificadas).
“O ano do Jubileu abre várias possibilidades de reflexão sobre o nosso papel junto à sociedade. Somos parte de um mundo que reforça cada vez mais o individualismo em detrimento da comunhão, que tanto prezamos. A partir disso, aumenta o abismo das diferenças sociais, agrava-se o descuido com a Criação e, mesmo que o discurso seja diferente, subsiste a discriminação velada.
Como instituição e como pessoas, somos desafiadas a nadar contra a correnteza, lutando contra a discriminação, seja ela de qual natureza for, em nossas relações, em nossa linguagem, em nossa ação missionária. A relativização dos valores nos desafia a reafirmar publicamente que há referenciais que defendem a dignidade humana e a Criação.
Com o Movimento da Reforma, a redescoberta do Evangelho teve como desdobramento um chamado para uma nova forma de viver em Comunidade. As pessoas cristãs foram conclamadas a se envolver com as questões do cotidiano. Lutero deu mostras das implicações do Evangelho na esfera pública, ao se posicionar diante de diversos temas: educação, economia, política, guerra, etc.
A segunda Estação do Jubileu traz eventos importantes na sua agenda, como o dia 13, quando inicia a circulação do Selo comemorativo do Jubileu dos 500 anos da Reforma, em iniciativa conjunta dos Correios do Brasil e da Alemanha, reconhecimento da importância da Reforma na sociedade ocidental. No calendário litúrgico, temos a Sexta-feira Santa (14) e a Páscoa (16). Entre 16 e 22, acontece a Semana dos Povos Indígenas. No dia 21, temos o Dia Nacional da Juventude Evangélica. No dia 30, celebramos o Dia Nacional da Diaconia.
A partir do Evangelho, as Comunidades cristãs são conclamadas a ser luz do mundo, sal da terra e fermento na massa. Que o Espírito de Deus conceda às Comunidades determinação para fazer frente aos desafios do seu contexto!”.
Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB