Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 802

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:20

Jubileu da Reforma

Jubileu da Reforma

No dia 31 de outubro de 2016, pessoas luteranas e católicas do mundo todo marcaram um feito que entrará para a história da Igreja Cristã. Na Catedral de Lund, na Suécia, celebraram um Culto Ecumênico com um grande desafio: pedir perdão pelos erros do passado e caminhar conjuntamente pelo bem da humanidade.

Com a presença de representantes de diversas Igrejas, o Papa Francisco, o Presidente da Federação Luterana Mundial (FLM), Dr. Munib Younan, o Secretário Geral da FLM, Rev. Martin Junge, o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch, e a Primaz da Igreja Luterana da Suécia, Arcebispa Antje Jackelen, estiveram lado a lado, no altar.

Em sua homilia, o Rev. Junge salientou que as pedras que venhamos a ter em nossas mãos no futuro não sejam para ser arremessadas uns contra outros nem para construir muralhas que nos separem, mas para construir casas compartilhadas e a mesa na qual venhamos a celebrar em comum a Eucaristia: “Estamos aqui reunidos para redescobrir quem somos em Cristo”.

O Papa Francisco clamou pelo dom da unidade, insistindo na necessidade de um testemunho comum para que o mundo creia. Francisco expressou gratidão à Reforma por ter trazido a Bíblia para o centro da vida da Igreja e exaltou a espiritualidade de Lutero, ao colocar a sua fé em um Deus misericordioso, que nos justifica por graça: “Com a comemoração comum da Reforma de 1517, temos uma nova oportunidade para acolher um percurso comum, que se foi confi gurando ao longo dos últimos 50 anos no diálogo ecumênico entre a FLM e a Igreja Católica. Peçamos ao Senhor que a sua Palavra nos mantenha unidos, porque ela é fonte de alimento e vida”.

Durante o ato, o Papa Francisco e o Dr. Munib Younan assinaram uma declaração comum que lança um forte apelo a todas as Comunidades luteranas e católicas do mundo inteiro para que ‘sejam corajosas e criativas, alegres e cheias de esperança no seu compromisso de prosseguir na grande aventura que nos espera. [...] há de ser o dom divino da unidade entre nós a guiar a colaboração e a aprofundar a solidariedade’.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br