Ó Deus, olha para nós com bondade!
Ó Deus, olha para nós com bondade!
Com este pedido, iniciamos o ano de 2021. Estamos passando por tempos difíceis, aprendendo a conviver com um vírus que causa sofrimento, privações e já tirou o sopro de vida de milhares de pessoas. Dúvidas e temores nos rodeiam. Apesar de tudo, entramos com confiança no novo ano, pois também experimentamos a misericórdia de Deus em nossa vida.
O Lema Bíblico do mês de janeiro vem do Salmo 4 e é um apelo à bondade de Deus. Salmos são hinos de louvor, súplica e agradecimento a Deus. Neles se reconhecem fraquezas, medos e aflições, mas também se celebram as graças alcançadas, os sinais da misericórdia de Deus.
O Salmo 4 fala sobre a angústia humana e a misericórdia divina. A pessoa angustiada clama a Deus e Deus ouve a oração, concedendo alívio. O Salmo afi rma que cada pessoa precisa examinar a sua consciência, se afastar do pecado e confiar no Senhor. Quem pratica a justiça e confia em Deus pode dormir com tranquilidade: Em paz medeito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro (Sl 4.8).
Irmãos e Irmãs, de Deus recebemos este novo ano de vida. Com Ele vêm desafios e dificuldades, mas também alegrias e bênçãos. O Salmo 4 ensina que não estamos sós: Deus caminha ao nosso lado, sempre com disposição de olhar para nós com bondade. Deste Salmo aprendemos a: orar a Deus em qualquer situação, examinar as próprias ações e ter disposição para arrependimento, buscar a justiça de Deus e confiar em Deus.
Diante dos desafi os deste novo ano, podemos seguir em confi ança e gratidão a Deus, que caminha junto de nós. Nas horas de alegria e nos momentos em que pedras surgirem no caminho, temos em Deus consolo e segurança. Que nós também possamos ser consolo e segurança para as pessoas em necessidade. Especialmente nestes tempos difíceis, precisamos ter um olhar de bondade e praticar a solidariedade. Que assim possamos ter um ano abençoado e conduzido pelo amor de Deus.