Serviço às pessoas e ao mundo(parte 2/2* )
Para o Dia Nacional de Diaconia, foram oferecidos subsídios para celebrações, considerando a realização de Cultos online, bem como momentos de oração individual ou familiar, a exemplo da proposta litúrgica para o Dia Mundial de Oração pela Diaconia (dia 26 de cada mês).
Uma celebração elaborada com o objetivo de motivar as ofertas online para o trabalho diaconal foi disponibilizada no Portal Luteranos e igualmente divulgada pelas Redes Sociais. Houve uma ampla divulgação do vídeo de motivação para a oferta, o qual foi editado pela Secretaria Geral. Contudo, percebese o desafio de fortalecer a cultura de ofertar na modalidade online entre os membros da IECLB.
Ações diaconais em tempo de pandemia - Muitas Comunidades, bem como Instituições com vínculo confessional, têm realizado diversas ações diaconais de prevenção ao Covid-19, apoio à segurança alimentar (doação de cestas básicas e marmitas), suporte em situações de dor e luto, bem como formas alternativas de visitação (telefone, cartas, conversas de portão).
Somos uma Igreja que, no atual contexto, soube oferecer respostas de cuidado à vida, a todas as vidas. Há que se expressar gratidão aos Conselhos e às Coordenações Sinodais de Diaconia, que auxiliaram na motivação, organização e divulgação das ações comunitárias e institucionais.
Apoio a Projetos - Houve a abertura de um Edital específico, o que possibilitou o apoio a algumas dessas ações diaconais em promoção de vida digna às pessoas que sofrem em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19. A Coordenação de Diaconia, em parceria com o Núcleo de Projetos, faz a gestão destes projetos e fundos disponíveis.
Articulação de ações de autocuidado e cuidado coletivo - Em suporte às equipes das Instituições Diaconais que realizam serviços essenciais (acolhimento de pessoas idosas (ILPIs) e acolhimento de crianças e adolescentes (casas lares), bem como de apoio às Comunidades), têm sido articuladas ações com as pessoas que concluíram a formação em Psicotraumatologia e Técnica de Redução de Estresse (TRE).
Têm sido ofertadas vivências de autocuidado e cuidado coletivo às Instituições de acolhimento vinculadas a ABEFI e a AEVAS, alcançando 67 pessoas. As vivências são oferecidas por meio de encontros online.
De igual forma, a TRE é oferecida de forma online para algumas pessoas. Especialmente nesse tempo de distanciamento social imposto pelo Covid-19, a TRE é um importante instrumento de alívio das tensões e de redução do estresse.
Como fruto da formação em Psicotraumatologia, destacamos também a Rede de Apoio sobre o Covid-19, vinculada ao Programa de Psicotraumatologia do ABCD. Esta Rede também está sendo divulgada na Campanha Por um Lar sem Violência.
*Texto iniciado na página 13
Coordenação de Diaconia e Inclusão da IECLB
MOMENTO |
Desafios
- As ofertas de formação para o fortalecimento da diaconia comunitária precisam ser adequadas aos encontros online. A formação em diaconia, além de promover a reflexão, objetiva criar e fortalecer vínculos entre as pessoas. Assim, é necessário identificar formas para viabilizar este objetivo.
- No atual contexto de pandemia, resultado do Covid-19, é necessário oferecer formação que atenda demandas e necessidades das Comunidades, sobretudo daquelas que estão desenvolvendo ações diaconais específicas neste período.
Para tanto, é necessário identificar quais são os principais temas e as principais necessidades.
- Outro desafio que sobressai neste momento tem relação com a sustentabilidade da diaconia, tanto no fortalecimento das ações diaconais comunitárias, como na manutenção da Coordenação Nacional, pois ambas são sustentadas por ofertas nacionais. Nesse sentido, face à diminuição das Ofertas Nacionais no atual período, está sendo elaborado um projeto para captar recursos junto a uma agência apoiadora.