Comunicar: promover a visibilidade da Igreja! (parte 2/3)
É esperançoso e reconfortante saber que a IECLB não está sozinha no mundo. Ela anda de mãos dadas, por meio de muitas relações ecumênicas e de parceria, tanto em nível local, quanto regional, nacional e internacional.
Além das parcerias acompanhadas diretamente pela Assessoria de Missão Global e Ecumenismo da Presidência da IECLB, existe ainda amplo espectro de parcerias entre Sínodos, Paróquias, Comunidades, Escolas, Instituições Diaconais com Sínodos, Decanatos, Distritos, Comunidades e instituições de outras Igrejas ao redor do mundo.
A pandemia nos aproximou e nos forçou a descobrir novas formas de articulação em rede. A tecnologia facilitou e tornou possíveis inúmeras reuniões, diálogos, eventos, lives. A Presidência esteve presente em vários eventos internacionais, promovidos pelas parceiras, bem como em diálogos e encontros com parceiros. A cada uma de nossas parceiras, um muitíssimo obrigado.
Não há lugares intocados ou indiferentes à pandemia. As nossas parceiras também passam por dificuldades e aflições semelhantes às nossas. Será necessária muita oração, ação e criatividade para prosseguir com a Missão de Deus no mundo.
Tão relevante quanto os recursos financeiros será a troca de conhecimentos, sabedorias e informações acumuladas durante o período. Importante é que superemos as dicotomias e as polarizações. Pessoas, Comunidades e Igrejas pensam diferente, têm hermenêuticas diferentes, têm práticas e visões missionárias diferentes, mas o Evangelho de Jesus Cristo, a Boa Notícia da vitória da vida sobre a morte e os poderes da morte, precisa nos unir.
A pandemia acelerou processos que já estavam em curso, como a possibilidade de encontros grandes, globais, sem deslocamentos. Estas conexões tendem a crescer, fortalecendo os trabalhos em rede, as trocas e a solidariedade.
Precisamos lidar com as dificuldades técnicas e contextuais, mas, se trabalharmos bem e na medida certa, mantendo a espiritualidade alicerçada na oração e resguardando a sanidade, podemos ampliar as redes e nos fortalecer em direção a uma única Igreja cristã no mundo. Talvez seja esta uma grande chance de sermos instrumentos de Deus a serviço da vida de toda a Criação.
Comunicação
O PAMI define a Comunicação como um eixo transversal da Missão. A nossa Missão de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo é um ato de Comunicação! Ações de Comunicação são aquelas que proclamam o Evangelho e contribuem para promover a visibilidade pública da Igreja, estabelecer vínculos e difundir os seus valores. Do reconhecimento da importância da Comunicação surgiu o Programa de Qualificação da Comunicação.
Na Meta Missionária 5 – Uma Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável – a Comunicação é declarada como Área de Prioridade para Ação, que tem como objetivos: a) Potencializar uma comunicação que expresse a mensagem do Evangelho na perspectiva da confessionalidade luterana, b) Oportunizar uma comunicação fluida e recíproca, capaz de receber e entregar informações e conteúdos, c) Reforçar a comunicação que promova a convivência comunitária e d) Ampliar e fortalecer os meios e a rede de comunicação com vistas à Missão da IECLB.
A partir do Planejamento da Sede Nacional, a Presidência da IECLB definiu como prioridades a Área da Comunicação e de Formação para o Sacerdócio Geral, tendo em vista o cumprimento da nossa Missão. Com o objetivo de reestruturar e aprimorar a Área da Comunicação da Sede Nacional, a Presidência da IECLB propôs e o Conselho da Igreja aprovou, em novembro/2019, a criação da Coordenação de Comunicação e Relações Públicas.
As principais atribuições dessa Coordenação, que iniciou as suas atividades em março/2020, são: a) Elaborar um Plano de Ação de Comunicação da Sede Nacional com base em diagnóstico do ambiente e nas estratégias institucionais, b) Gerir os diferentes canais de comunicação de âmbito nacional, c) Produzir conteúdos para diferentes mídias e colaborar com o Núcleo de Produção e Assessoria (NPA) na elaboração de materiais, d) Promover ações de relacionamento com os públicos de interesse da instituição, e) Afirmar o posicionamento institucional e realizar ações quando forem identificadas potenciais riscos, f) Divulgar eventos da Sede da Igreja, g) Articular ações com os Sínodos para desenvolver diretrizes e procedimentos de comunicação comuns às diferentes instâncias da Igreja e h) Criar uma rede de comunicadoras e comunicadores na IECLB.
Com o avanço da pandemia do Covid-19, a comunicação, por meio das novas tecnologias, se tornou imprescindível para divulgar o Evangelho, manter o contato e a proximidade entre as pessoas. Assim como aconteceu em Comunidades, Paróquias e Sínodos, novas demandas e perguntas surgiram. A importância da Comunicação ficou ainda mais evidente.
Neste período de pandemia, conseguimos ampliar o número de seguidoras e seguidores em Redes Sociais, como Facebook e Youtube, além de criar o canal oficial de Instagram da IECLB. O crescimento nas Redes Sociais é resultado natural do processo de quarentena, mas também é preciso planejar publicações que consigam responder aos sentimentos de angústia, solidão, luto, insegurança e medo. São necessárias Ações de Comunicação que promovam comunhão.
Vídeos e lives têm sido recursos importantes para divulgar mensagens e informações, bem como aproximar a Presidência da IECLB dos seus membros. Os acessos ao Portal Luteranos, que já vinham em curva ascendente, cresceram em ritmo maior. Para 2021, temos prevista uma reformulação do Portal, com o objetivo de torná-lo mais moderno, dinâmico e acessível.
O Planejamento da Sede Nacional da IECLB colocou como meta o desenvolvimento de um aplicativo para smartphone como canal de informação e comunicação de abrangência nacional, porém focado na utilização sinodal, de forma simples, atraente e democrática.
A Coordenação de Comunicação presta serviço à Sede Nacional da IECLB, mas está também à disposição dos Sínodos para realização de projetos conjuntos. Estamos caminhando para modalidades híbridas, de formatos presencial e online.
Núcleo de Produção e Assessoria
O Núcleo de Produção e Assessoria (NPA) existe para fomentar a produção de materiais e disponibilizar assessorias que visam à formação de lideranças comunitárias e à promoção do Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem.
A finalidade do NPA é contribuir com a Missão da IECLB. A produção de materiais e a oferta de assessorias são definidas a partir das demandas identifi cadas em diferentes instâncias da IECLB, Presidência, Sínodos, Conselhos Nacionais e Programas de Gestão. Na elaboração dos respectivos materiais ou cursos, o vínculo confessional-eclesiástico de conteúdos e formatos é assegurado, promovendo-se, desta forma, a unidade da Igreja. Fator cada vez mais importante será oferecer soluções e inovações para demandas e necessidades dos Sínodos.
O NPA trabalha em equipe, especialmente com as Coordenações da Secretaria da Ação Comunitária (SAC). Em 2019, a Coordenação do NPA assessorou um grande número de encontros e seminários em diversos Sínodos da IECLB. Como destaque, citamos a série de encontros Servir a Deus na IECLB. O NPA também acompanhou o trabalho do Bibliolog, uma forma inovadora de experiência com a Bíblia.
Dentre as principais ações de produção de material, destacam-se: os subsídios para os Temas do Ano, elaborados em parceria com a Presidência, as Coordenações da SAC e a Rede Sinodal de Educação. A recente integração da Campanha Vai e Vem ao Tema do Ano amplia a importância e as possibilidades no desenvolvimento de uma Igreja viva e missionária.
Com alegria, destacamos a boa aceitação do Curso Redescoberta do Evangelho (CRE). O NPA também acompanhou a elaboração de materiais das Coordenações da SAC, como O Amigo das Crianças, Palavr@ção, Criatitude, folder Diaconia, entre outros.
Oferecido pela Secretaria do Ministério com Ordenação, o NPA produziu e realizou várias edições do curso Luto em tempos de Covid em parceria com um Grupo de Trabalho e o Instituto de Sustentabilidade/EaD da EST. Indicação da Obra Missionária Luterana/Alemanha, o NPA está elaborando a versão brasileira do projeto TeamUnser - aqui, NossaEquipe - um conjunto de materiais para o desenvolvimento de equipes de Presbitérios e lideranças.
Em função das restrições impostas pela pandemia, as ofertas de assessoria teológica, em 2020, ocorreram em formato digital, opção que deverá permanecer quando as atividades presenciais retornarem à vida eclesiástica. Assessorias poderão acontecer por meio de seminários presenciais e virtuais. Desta forma, a grande demanda existente na formação para a vivência do Sacerdócio Geral poderá ser atendida com mais efi cácia e amplitude, com menor investimento de recursos.
Continua na próxima edição
Relatório da Presidência da IECLB
XXXII Concílio da Igreja