A nossa tarefa é propagar o Evangelho! (parte 1/3)
Metas Missionárias em meio à crise do novo Coronavírus
As Metas Missionárias 2019-2024 foram elaboradas a partir da caminhada da IECLB e apontam o caminho que continuaremos trilhando. São o resultado da nossa ação e da nossa reflexão. Revelam o desejo do que queremos alcançar até 2024. As Metas Missionárias tinham como pressuposto principal os encontros presenciais. Em 2020, tivemos que fazer coisas diferentes do que fazíamos e do que pretendíamos fazer. Precisamos improvisar. Uma conclusão poderia ser: não adianta planejar, porque as coisas podem mudar de uma hora para outra.
Imprevistos podem acontecer, é verdade, e podem mudar muita coisa! O nosso fundamento, no entanto, continua o mesmo. Somos Igreja de Jesus Cristo e a nossa tarefa é propagar o Evangelho. Neste ano em que tudo parece ter mudado e alguns caminhos se fecharam, vislumbraram-se novas possibilidades. Experimentamos com mais intensidade os meios de comunicação online, utilizando diversas plataformas digitais. Ocupamos espaços nas Redes Sociais, anunciando a Palavra de Deus e tornando a IECLB mais conhecida.
Um momento importante do Planejamento Missionário é a análise da situação, quando olhamos para o contexto interno, observando as nossas forças e fraquezas, aquilo que temos de bom e o que precisa ser melhorado. Também olhamos para o contexto externo, identificando ameaças e oportunidades relacionadas com a Ação Missionária. A crise do novo Coronavírus nos distanciou fisicamente, mas nos uniu no desejo de enfrentar os problemas com fé e esperança. Não sabemos quando poderemos nos encontrar presencialmente em grandes grupos, mas sabemos que a Missão de Deus continua e é a nossa paixão. As Metas Missionárias não foram invalidadas pela mudança inesperada de situação. Elas são sufi cientemente abrangentes e pertinentes ao tempo em que vivemos. Precisamos adequar ações e prioridades para a conjuntura atual e nos prepararmos para o momento pós-pandemia.
Planejamento requer monitoramento e avaliação constantes. Se necessário, é preciso repensar ações e atividades. Jesus diz: Eu escolhi vocês para que deem fruto (Jo 15.16). Os frutos surgirão à medida em que planejamos e permanecemos na comunhão com Jesus Cristo, conforme ele mesmo diz: Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada (Jo 15.5). Na comunhão com Cristo, e com o planejamento baseado nas Metas Missionárias, daremos os frutos agradáveis a Deus. O nosso objetivo continua sendo efetivar o Terceiro Artigo da Constituição da IECLB: Em obediência ao Mandamento do Senhor, a IECLB tem por fim e Missão: I - Propagar o Evangelho de Jesus Cristo, II - Estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, III - Promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e IV - Participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.
Tema do Ano 2019/2020
O Tema do Ano é uma forma de fortalecer a unidade e a identidade da Igreja. Ele é expressão do que cremos, do que somos e do que desejamos. O primeiro Tema do Ano foi definido em 1976, ou seja, há 44 anos!
No biênio 2018-2019, o Tema que nos acompanhou foi Igreja - Economia - Política. Em 2018, o Lema Bíblico foi baseado em Êxodo 20.2a: Eu sou o SENHOR, teu Deus. Em 2019, o Lema Bíblico seguia as palavras de Jesus testemunhadas em João 14.27: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou.
Segundo Lutero, Igreja, Economia e Política são as três Ordens da Criação de Deus. ‘A Bíblia fala e ensina sobre as obras de Deus, a respeito do que não há dúvida. Essas, no entanto, estão divididas em três hierarquias: Economia, Política e Igreja’ (A Teologia de Martim Lutero, p. 88). As três Ordens da Criação são modos pelos quais Deus atua e cada pessoa é chamada a atuar com Deus nos três âmbitos. Com o Tema do Ano 2018-2019, a IECLB trouxe uma temática muito importante da Reforma, porém pouco conhecida.
O Tema de 2020 – Viver o Batismo – surgiu da necessidade, apontada em diversos espaços e grupos, de refletir sobre o Sacerdócio Geral a partir de motivação bíblica e confessional. Sacerdócio Geral é consequência do Batismo! Viver o Batismo é colocar em prática o Sacerdócio Geral. O Lema bíblico que nos acompanhou neste ano é também uma palavra de Jesus: Eu escolhi vocês para que deem fruto (Jo 15.16).
Para a Teologia Luterana, Sacramentos são meios da graça de Deus, ou seja, Deus os utiliza para conceder perdão e salvação. A Igreja Luterana reconhece dois Sacramentos: o Batismo e a Santa Ceia. Os Sacramentos são obras misericordiosas de Deus. Não há obra ou préstimo da nossa parte, a não ser receber em fé aquilo que Deus nos dá.
Para Lutero, o objetivo do Batismo é tornar a pessoa bem-aventurada. Bem-aventurada é a pessoa que entra no Reino de Cristo e vive com ele eternamente. O Batismo traz bem-aventuranças porque realiza em nós o perdão dos pecados. Unida à Palavra de Deus, a água do Batismo afoga o pecado e nos faz ressurgir como nova pessoa. Quem ama anuncia o Reino de Deus às pessoas e procura vivenciar com elas os sinais desse Reino.
Em 2020, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem e o Tema do Ano passaram a estar integrados em um só movimento: o movimento da Missão de Deus. É em função da Missão de Deus que existimos como Igreja. Cada Comunidade, instituição e pessoa em particular é chamada para participar da Missão. Com esse envolvimento, o Tema do Ano e a Vai e Vem trarão muitos impulsos missionários. Que Deus abençoe o fruto do nosso trabalho.
Posicionamentos, Cartas Pastorais e Rede de Oração
A IECLB tem muitas formas de se manifestar. A sua pregação é pública. A partir dos diferentes meios de comunicação, Mensagens e Posicionamentos alcançam pessoas no âmbito da IECLB e fora dela. A IECLB possui posicionamentos oficiais sobre diversos temas, que foram elaborados a partir de oração, refl exão e trabalho coletivo, sempre tendo a Bíblia e a confessionalidade luterana como fundamento. Em destaque, citamos o Manifesto Nosso Compromisso é o Evangelho, emitido em conjunto pelo Conselho da Igreja e a Presidência da IECLB, em março/2019, a partir de decisão conciliar de 2018.
Desde a sua posse, a Gestão 2019-2022 da Presidência emite Cartas Pastorais mensais. Tendo por base o Lema Bíblico do Mês e questões relevantes do contexto, essas Cartas oferecem orientação, ânimo, consolo e impulsos para a Missão. Com a chegada da pandemia, foi necessário emitir também orientações específicas para a atuação ministerial e as atividades comunitárias, essas assinadas em conjunto pela Presidência, Pastoras Sinodais e Pastores Sinodais.
A Presidência se mantém atenta aos temas e às situações que se apresentam na vida da Igreja, do país e do mundo. Com os Posicionamentos, não pretendemos dizer como as pessoas devem pensar, mas apontamos parâmetros baseados no Evangelho de Jesus Cristo, na confessionalidade luterana e nos Documentos Normativos da IECLB. A partir da fé, cada pessoa pode julgar o que é adequado, de acordo com uma consciência orientada pela Palavra de Deus. A Presidência visa sempre a oferecer uma palavra de graça, esperança e conforto, sem, no entanto, deixar de fazer questionamentos e apontar para situações de injustiça. Fidelidade ao Evangelho requer voz profética.
Missão Global e Ecumenismo
Há excelentes razões bíblico-teológicas para que a IECLB participe do movimento ecumênico. A fé cristã ensina que Deus criou tudo o que existe (Gn 1). Somos, portanto, filhos e filhas do mesmo Deus. Esta Criação inteira geme e aguarda a redenção, conforme o apóstolo Paulo escreve na carta aos Romanos (8.22-24). Confessamos, que, na IECLB, há uma só fé, um só Senhor, um só Batismo (Ef 4.5). Além disso, cremos que haverá um só rebanho, um só pastor (Jo 10.16). Finalmente, seguimos o desejo do próprio Cristo: Para que todos sejam um (Jo 17.21). Fundamentada nas palavras bíblicas, desde a sua fundação a IECLB se entende como uma Igreja de natureza ecumênica e expressa esta convicção na sua Constituição.
As Metas Missionárias 2019-2024, aprovadas no Concílio de 2018, ratificam a importância da participação da IECLB no ecumenismo e nas relações de parceria. A Meta 4 afirma que a IECLB quer ser ‘Uma Igreja comprometida com a justiça, a paz e a reconciliação que promove vida digna’. Na Área de Prioridade Diálogos e relações ecumênicas, consta que a IECLB quer ‘Reafi rmar o compromisso de Igreja comprometida com o diálogo e relações ecumênicas em favor da unidade cristã’. Para isso, trabalha com o objetivo de ‘Fomentar a comunhão por meio do ecumenismo e de parcerias com organizações que se identificam com a promoção da justiça, da paz e do amor na sociedade’.
A partir dessas definições e levando em conta a demanda existente, a Assessoria para Missão Global e Ecumenismo foi reorganizada pela Presidência no fi nal de 2018 e aprovada pelo Conselho da Igreja em dezembro daquele ano. As suas atribuições são: a) Coordenar a interlocução da IECLB com Igrejas e agências missionárias do exterior, com vistas à promoção de parcerias e intercâmbios, b) Acompanhar Ministros e Ministras da IECLB no exterior e Ministros e Ministras estrangeiras no Brasil, c) Coordenar a interlocução das ações da IECLB para fora do Brasil, por exemplo na América Central, Moçambique e Angola, d) Coordenar a interlocução da IECLB com Conselhos Ecumênicos de Igrejas, Comissões de Diálogo e outras instituições ecumênicas das quais a IECLB é membro.
Continua na próxima edição.
Relatório da Presidência da IECLB XXXII Concílio da Igreja