Qualificação da Comunicação
Nesta última edição da Editoria Comunicação, que ocupou a contracapa do Jorev Luterano durante 2018, após todos os fundamentos a respeito da Comunicação, as possibilidades de meios de Comunicação, as orientações sobre como lidar com os principais recursos e como a IECLB tem se ocupado com esta demanda em nível nacional, queremos compartilhar alguns conceitos para reflexão.
• Na IECLB, Comunicação é recurso, ferramenta para alcançar um objetivo maior – fazer a mensagem da Boa Nova do Evangelho chegar ao maior número de pessoas. Não por acaso, Comunicação é um dos três eixos transversais do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), ao lado de Sustentabilidade e Formação.
• Comunicação é parte essencial da ação missionária, pois a Igreja é feita de Comunicação– o anúncio da Palavra!
• Temos necessidade de repartir essa informação tão valiosa com o mundo inteiro: a Boa Nova! Esse é o compromisso perante o Evangelho. Como Igreja, temos conteúdo de excelente qualidade. Não podemos guardá-lo somente para nós!
• São componentes essenciais para a Igreja da Palavra: aproximar-se, escutar, perceber, sintonizar, interessar-se, conhecer o assunto e transmiti-lo com qualidade e precisão, colocando-se ao lado da pessoa ou da Comunidade a quem a mensagem é dirigida.
Comunicar é da própria natureza da Igreja! Quando anunciamos o Evangelho, em palavras ou ações, tornamos público um conjunto de valores éticos, teológicos e comunitários, com vistas a trazer pessoas para a fé em Cristo. |
• A boa Comunicação vai ao encontro das pessoas, filtra informações e dados, confere sentido a informações, antes, dispersas, mostra tendências, alerta para enganos e, acima de tudo, apresenta conteúdos qualificados. A boa Comunicação é aquela que edifica, em que se assume que se é responsável por aquilo que se transmite e que se tem compromisso em manter corretas as informações.
• Como Igreja da Palavra, somos desafiados e desafiadas a analisar o quanto e como comunicamos a mensagem do Cristo. Ser Igreja da Palavra requer análise das atitudes, dos conteúdos e dos valores comunicados para terceiros, além do nível da Comunicação que ocorre internamente.
• A IECLB é uma Igreja de Comunidades. O conjunto das Comunidades é a Igreja. A Igreja são as pessoas, membros, crianças, jovens, mulheres, homens, pessoas idosas, filhos e filhas de Deus. Então, convém avaliar se conseguimos comunicar a mensagem que lhes seja oportuna. A mensagem deve estar ancorada na Palavra e fazer diferença nas suas vidas, nos seus diálogos e, sobretudo, contribuir para o fortalecimento da vida em Comunidade.
• Como luteranos e luteranas, no que cremos? O nosso modelo de Igreja passa pelo diálogo, pelo debate, pela decisão construída por meio da representação. Precisamos comunicar com qualidade o nosso jeito luterano de participar da Igreja de Jesus Cristo, procurando reforçar ações conjuntas em favor da paz, da justiça e do cuidado com a Criação. Igreja da Palavra tem o que comunicar: a Palavra! É essa Comunicação que fará diferença para uma vida digna. Sentirse parte dessa dinâmica é ser participante de uma Comunicação que fortalece a vida, em Comunidade, em Comunhão!
• Para qualificar a sua atuação, a IECLB vem empreendendo esforços para levantar e analisar dados da caminhada da Igreja no âmbito da Comunicação. O objetivo é traçar metas em relação aos processos, aos meios e às pessoas envolvidas com Comunicação. A partir dos parâmetros existentes na IECLB, esta avaliação tem por base as necessidades e expectativas detectadas atualmente na Comunicação, o levantamento das áreas de atuação da Igreja, os públicos e os segmentos de interesse, além dos instrumentos e dos recursos disponíveis. Vamos usar a Comunicação para o bem! Vamos
promover a paz! Vamos falar da Boa Nova!
Núcleo de Comunicação da IECLB