Qualificação da Comunicação
Jorev Luterano
Uma diagramação mais atrativa, com destaques em frases de Martim Lutero e versículos bíblicos, fotos maiores e com melhor resolução, fonte que facilita a leitura, com corpo e entrelinhas maiores, cores harmônicas e que não comprometem a atenção para os textos, títulos e subtítulos destacados e mais chamadas na capa, foi a inovação estética que o Jorev Luterano apresentou nos anos de 2017 e 2018.
Em termos Editoriais, também houve reformulação, de modo que o Jorev permaneça, de maneira eficiente, divulgando a diversidade e a riqueza presentes na IECLB, especialmente no que diz respeito às atividades desenvolvidas em âmbito nacional, que alcançam Sínodos, Paróquias e Comunidades, além das questões atuais, sob o enfoque da confessionalidade luterana, proporcionando (in)formação de qualidade.
Entre as novas Editorias, estão: (a) Enfoque, que traz as Seções Vida em Comunidade e Charge, (b) Palavra, com as Seções Gestão Ministerial e Competências Ministeriais, (c) Formação, com as Seções Educação Cristã Contínua, O Amigo das Crianças e Tema do Ano, (d) Diversidade, que tem assuntos especialmente ligados a Ação Comunitária, Diaconia, Juventude Evangélica, Inclusão, Gênero, Etnias e Inclusão (e) Perspectiva, com Colunistas tratando sobre assuntos contemporâneos da Igreja e da sociedade, (f) Missão, com as Seções PAMI, Projetos Missionários, Planejamento Missionário e Campanha Vai e Vem, (g) Prioridades, que apresenta os Programas de Gestão da IECLB, (g) Gestão, com as Seções Gestão Administrativa, Documentos Normativos e Guia para o Presbitério e (h) Comunicação, Editoria que, em 2017, abordou assuntos diversos e, em 2018, desenvolve temáticas vinculadas à Área da Comunicação na Igreja.
O Jorev tem como meta e responsabilidade promover informação positiva e propositiva, com vistas a estimular a vivência evangélica em todas as instâncias da Igreja e ser instrumento a serviço da Missão da IECLB. |
O Jorev também oferece a Editoria Sínodos, que, sob o título Alegres, Jubilai!, durante os dois últimos anos, perguntou aos 18 Sínodos da Igreja: 1) Quais são os motivos para jubilar (alegrar/comemorar)? 2) Quais são os arrependimentos (em que falhamos/precisamos Reforma)? e 3) Que Igreja queremos ser (agora, que vivemos os outros 500)? O resultado desta ação pode ser conferido nos textos dos Sínodos para o Relatório ao XXXI Concílio da IECLB.
A Editoria Presidência leva aos leitores e às leitoras, em sistema de rodízio, a mensagem do Pastor Presidente, da Pastora 1ª Vice-Presidente e do Pastor 2º VicePresidente, a agenda de eventos com a participação prevista da Presidência, além da retrospectiva de um fato importante, de alcance nacional, relacionado ao mês em questão.
Ainda em 2017, vivenciamos o Jubileu da Reforma. Para celebrar essa data, em 2012, então em clima de contagem regressiva de cinco anos para os 500 anos, o Jorev deu início à Série Especial Lutero - Reforma: 500 anos, com artigos publicados na Editoria Unidade. A coletânea desses artigos será transformada em um livro, com distribuição prevista para este ano.
Em 2018, a Editoria Unidade traz a Série Especial Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a), Lema que acompanha o Tema do Ano da IECLB, Igreja - Economia - Política.
Na nova proposta editorial, publicações inéditas e algumas já tradicionais são divulgadas a leitores e leitoras como importantes fontes de consulta.
Núcleo de Comunicação da IECLB