Chamad@s para comunicar!
O primeiro enunciado da missão da IECLB é Comunicação: Proclamar o Evangelho. Na Igreja, ela acontece a partir de uma base de comunhão: a Comunidade. Comunicação é assunto fundamental em todo e qualquer lugar, mas, na IECLB, ela é vital, pois a missão da Igreja é justamente ‘comunicar’ e não é comunicar qualquer notícia, mas, sim, a Boa Notícia, a Palavra de Deus, ou seja, Proclamar o Evangelho.
Então, na Igreja, os investimentos neste âmbito devem ser feitos no sentido de que a (boa) Comunicação (com propósitos claros e que busca esclarecer e aproximar) aconteça e, assim, a missão que Deus confi ou à IECLB se cumpra.
Na IECLB, Comunicação é assunto recorrente nas mais variadas instâncias. Inclusive, são atribuídas responsabilidades que não lhe cabem... É problema de comunicação! Há orientações sobre como obter melhores resultados na Comunicação e vamos falar a respeito durante as próximas edições. O equívoco está em atribuir o que ‘dá errado’ à Comunicação. Embora poderosa, a Comunicação não é responsá- vel por tudo o que acontece – certo ou errado!
Nesse sentido, em nome de uma ‘boa Comunicação’ na IECLB, é importante analisar que processos são estabelecidos para cada situação e como as pessoas envolvidas estão infl uenciando o andamento da atividade, o que possibilitará pensar, nesse contexto específico: Qual é o papel da Comunicação? Como melhorar o formato de lidar com essa situação? Não é fácil, mas é necessário e, antes de tudo, é para o benefício de toda a Igreja e da Igreja toda!
Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. João 1.3-4 |
No sentido de qualificar essa reflexão, vamos compartilhar fundamentos sobre Comunicação, possibilidades de meios de Comunicação, orientações sobre como lidar com os principais recursos e como a IECLB tem se ocupado com esta demanda em nível nacional.
Como nos lembrou o Tema 2015, somos Igreja da Palavra! Somos chamados e chamadas para comunicar! Nesta edição, vamos apresentar um documento um pouco mais antigo, de 1994, mas que permanece atual: as Diretrizes para a Comunicação na IECLB.
Política de Comunicação na IECLB
A Política de Comunicação na IECLB está expressa no Art. 3º da sua Constituição: A IECLB tem por fim e missão propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária, promover a paz, a justiça e o amor na sociedade e participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.
Fundamentos Bíblico-Teológicos
A Política de Comunicação, à luz da fé, é a história da caminhada de Deus com os seres humanos. A Comunicação de Deus acontece por meio da Sua Palavra, em que Deus nos revela a sua natureza, querendo que sejamos em tudo sua imagem e semelhança (Gn 1.26). Deus se comunica seja pela Criação (Ex 3.3), por anjos (Lc 2.9 ss) ou por pessoas (Jr 1.9s). Os profetas anunciavam que, apesar da idolatria e da injustiça, que rompe a Comunicação com Deus, com irmãos e irmãs, Deus promete Comunicação plena no futuro (Jr 31.31).
No entanto, o maior ‘ato comunicacional’ de Deus é a encarnação do Verbo: A palavra se tornou um ser humano e morou entre nós (Jo 1.14). Pela encarnação em Cristo, Deus se fez semelhante àqueles que haviam de receber a sua mensagem, mensagem que Ele comunicava com a palavra e com a vida.
A encarnação do Verbo de Deus na pessoa de Cristo é o próprio conteúdo, o próprio método, a própria pedagogia da Comunicação de Deus. Por suas obras e palavras, Jesus dá testemunho do Pai (Jo 3.11), assim como o Pai dá testemunho dele (Jo 5.36ss). Sendo um com o Pai (Jo 10.30), Jesus é o comunicador perfeito: Quem me vê, vê também o Pai (Jo 14.9b).
Núcleo de Comunicação da IECLB