Planejamento Missionário na IECLB
Em 2016, celebramos 16 anos do lançamento do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). Hoje, já podemos falar sobre duas fases do PAMI. A primeira versão tendo como período 2000-2007 e a segunda versão lançada no XXVI Concílio da Igreja, em 2008, que continua em vigor até hoje. Na apresentação do documento do ano 2000, sob a afirmação contundente Nenhuma Comunidade sem Missão - Nenhuma Missão sem Comunidade, o Pastor Presidente da IECLB, na época, P. Huberto Kirchheim, reafirma o objetivo do PAMI: Recriar e reavivar as Comunidades da IECLB, por meio do Evangelho em Palavra, Sacramento, oração e comunhão, com vistas à missão pela vivência de partilha solidária bem como com vistas à missão pelo ultrapassar de fronteiras sociais, econômicas, culturais, raciais, religiosas, nacionais, etárias e de gênero. Este ‘desafio’ continua muito atual! O contexto no qual a Igreja realiza a sua missão nos dias de hoje mudou de maneira considerável. Somos pessoas desafiadas constantemente a assumir novas posturas, ‘novos jeitos’. Por tudo isso, temos que assumir cada vez mais o compromisso com o Planejamento Missionário em nossas Comunidades, Paróquias, em nossos Sínodos e demais instâncias da Igreja. O PAMI reafirma a missão da Igreja: a missão é o que identifi ca a Igreja, mostra onde ela se encontra e lhe dá rumo e a motivação para a sua atuação.
A partir do PAMI, a ação missionária da IECLB implica em: evangelizar, promover comunhão, servir e celebrar. Estes objetivos são alcançados com um conjunto de ações nas áreas de Formação, Sustentabilidade e Comunicação. Tudo isso acontece para que a IECLB possa ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação (missão e visão da Igreja Evangélica de confissão Luterana no Brasil).
As Comunidades da IECLB ocupam uma posição estratégica na implementação dos objetivos da IECLB e demandam uma atenção especial para a elaboração dos seus Planos Missionários, por isso o planejamento das ações de missão no âmbito local tem grande importância.
É necessário planejar as ações missionárias da Igreja. O Planejamento Missionário não pode ser utópico e deve refletir o nosso jeito de ser e viver Igreja, por isso precisamos nos perguntar constantemente: Por que existe a Comunidade? Para que existe a Comunidade? Quais são os nossos valores? Do que nós não podemos abrir mão? Ter isso claro consiste no primeiro passo para planejar as nossas ações missionárias.
A IECLB tem um importante papel neste mundo tão carente de certezas e verdades. Podemos, sim, contribuir e já estamos contribuindo muito com inúmeras ações que realizamos no meio em que vivemos. Somos uma Igreja que tem ‘algo a dizer’, uma Igreja solidária com quem sofre, que ouve e atende... O PAMI fundamenta o nosso compromisso com o Evangelho e nos anima no fortalecimento, na organização e na qualificação das nossas ações missionárias. As palavras do ex-Pastor Presidente da IECLB P. Dr. Gott fried Brakemeier nos comprometem e desafi am:
A Missão de Deus se transforma na Missão da Comunidade. Ela quer traduzir-se em iniciativas múltiplas, todas destinadas a servir ao projeto da salva- ção. Cristãos e cristãs são chamadas a participar desse projeto, trazendo luz às trevas que castigam a humanidade. Jesus quer contagiar seus seguidores com a paixão pela Missão de Deus através da força do Evangelho. Para tanto, enviou o Espírito Santo, que motiva, assessora e orienta a Comunidade. É ele que faz com que a ‘Missão de Deus’ prossiga. Nós somos ‘inspirados’ por ele. Portanto, nossa missão nasce da missão evangélica de Deus (Missão que nasce do Evangelho. O mandato da IECLB em seu contexto sociorreligioso).
A importância do Planejamento Missionário nas Comunidades
Planejar é realizar mentalmente uma série de ações como se elas já estivessem sendo realizadas, para que, quando tiverem que ser feitas, tudo (ou a maioria das ações) já esteja previsto. Em outras palavras, planejamento é o processo de estabelecer objetivos e indicar o que deve ser feito para alcançá-los.
O Plano de Ação Missionária da IECLB foi concebido em uma bela interação entre reflexões sobre Missão - promovidas por instâncias diretivas por meio de encontros, consultas, seminários e decisões conciliares, que contribuíram agregando base teórica à formatação do Plano. No Planejamento Missionário, acontece o exercício de planejar a missão com grupos comunitários - instâncias diretivas e grupos de trabalho, apoio e reflexão.
O XXVIII Concílio da Igreja, em 2012, apontou a necessidade de revisão metodológica do Roteiro de Planejamento. O resultado desse processo culminou na produção de uma nova proposta de Roteiro para Planejamento Missionário, uma adaptação das tentativas anteriores, acolhendo a resposta que veio das Comunidades colocadas diante do desafi o de planejar a missão.
Aprimorando a nossa atuação missionária |
O material representa a possibilidade de a própria Comunidade, com os seus quadros locais, realizar o Planejamento Missionário. O processo de produção, por ter levado em consideração a experiência nos grupos comunitários, aponta para essa possibilidade. É possível imaginar Comunidades da IECLB realizando, a partir da sua própria organização e liderança, um Planejamento Missionário? Sim, quando se apropriam devidamente desse subsídio que, em certo sentido, elas mesmas ajudaram a conceber. Este material será disponibilizado para 485 Paróquias, alcançando as 1.806 Comunidades da IECLB.
Não planejamos para deixar as coisas como estão, mas para aprimorar a nossa atuação missionária. A mudança que o Planejamento quer oportunizar é a transformação que vem do Espírito de Deus quando sopra em sua Comunidade. O PAMI promove unidade, orienta, motiva, articula o planejamento da ação missionária e nos ajuda a qualificar a ação missionária.
P. Altemir Labes, formado em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Atua como Secretário Adjunto para Missão e Diaconia na Secretaria Geral da IECLB, em Porto Alegre/RS