Educação Cristã na missão da Igreja
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) tem como seu fundamento o Evangelho de Jesus Cristo, presente na Bíblia. A principal Missão da Igreja Cristã é anunciar essa Boa Nova, por meio do Espírito Santo e em conformidade com a ordem dada por Jesus (Mateus 28.18-20).
Uma das tarefas fundamentais da Igreja é a Educação Cristã Contínua das pessoas batizadas. Ela é consequência da Teologia do Batismo. Batismo e educação cristã andam de mãos dadas, acompanhando a pessoa cristã no decorrer de toda a sua vida. A exemplo do Reformador Martim Lutero, que, diariamente, nutria a sua fé por meio do estudo da Bíblia, a educação na Igreja é permanente e contínua.
Jesus estabelece a prática do Batismo e do ensino como parte do compromisso cristão de fazer discípulos e discípulas. A partir do Batismo, cada pessoa é integrada ao corpo de Cristo e é chamada a exercer o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem, conforme 1Pedro 2.9. Assim, educar na ótica do sacerdócio geral requer um processo de ensino e aprendizagem participativos, em que todas as pessoas são responsáveis pela comunicação do Evangelho.
O espaço de aprendizagem comum a todas as pessoas de confissão luterana é o culto comunitário. O culto é o centro da vida comunitária e da fé. No entanto, há outros espaços muito ricos que atendem às necessidades de públicos específicos: grupos de crianças, grupos de adolescentes, grupos de jovens, grupos de casais, grupos de mulheres, grupos de homens, grupos de estudos bíblicos e tantos outros. Para orientar o planejamento das ações de Educação Cristã, foi elaborado o Plano de Educação Cristã Contínua (PECC). Ele foi aprovado no XXVI Concílio da Igreja, em 2008, como instrumento de implementação do eixo transversal Formação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI). O PECC traz quatro áreas temáticas, que apresentam temas de estudo que servem de base para o planejamento das ações de Educação Cristã. São elas: Bíblia, Confessionalidade, Missão e Contextos. Além disso, o PECC indica três formas prioritárias de atuação para o planejamento das ações de Educação Cristã: a articulação, que implica o reconhecimento das necessidades na área da Educação Cristã, apontando e definindo prioridades, a publicação de materiais, que implica a elaboração, organização e publicação de materiais que atendam às necessidades locais, sinodais e nacionais e a formação, que implica a promoção e realização de seminários e encontros de capacitação de lideranças e de formação básica para os membros da IECLB.
Para orientar o processo educativo, há diversas metodologias. Cada contexto pede uma metodologia. No entanto, dentro da diversidade metodológica, há princípios que podem orientar o processo de ensino e aprendizagem. Veja abaixo alguns deles:
- Valorizar a experiência de vida das pessoas: é muito importante valorizar a bagagem de vida das pessoas e aproximar os conteúdos da fé do seu cotidiano. Esta abertura e valorização acontecem quando as pessoas se sentem livres para expressar os seus sentimentos, as suas alegrias, as suas preocupações. Assim, os conteúdos da fé ganham ‘chão’ e concretude.
- Envolver todo o corpo: a educação acontece também por meio do corpo, dos sentidos. O movimento do corpo, o sentimento de inclusão, os abraços, os cheiros e o paladar dão ‘corpo’ para as abstrações, revelando a graça e o amor de Deus.
- Despertar a capacidade criativa de cada pessoa: ter abertura para os diferentes tipos de linguagens. A música, o teatro, as artes plásticas, as narrações, os bibliodramas e outras atividades artísticas auxiliam e fortalecem o processo educativo, desenvolvendo os dons das pessoas.
- Humanizar a educação a partir da alegria: quem não quer estar em um ambiente alegre e convidativo? A alegria é componente essencial para uma aprendizagem prazerosa. Brincadeiras, dinâmicas, músicas, dança e canto aproximam as pessoas e humanizam a Educação Cristã.
- Servir ao próximo: o estudo da Palavra de Deus fortalece e impulsiona para ir ao encontro das pessoas esquecidas e marginalizadas. Esta aproximação transforma a pessoa que serve, a pessoa que é servida e as situações de injustiça e de sofrimento.
- Avaliar a caminhada: a avaliação não acontece somente ao final da ação educativa. Ela já acontece durante o processo e pressupõe a participação de todas as pessoas no ato de avaliar. Assim, a avaliação reconhece todas as pessoas como participantes da ação educativa.
Ações para o fortalecimento da Educação Cristã
Para fortalecer a Educação Cristã com vistas à Missão, a Secretaria de Formação, por meio da Coordenação de Educação Cristã, desenvolve ações orientadas pelo Plano de Educação Cristã Contínua.
Toda a educação cristã converge para a missão |
Os Seminários de Capacitação para o Ensino Confirmatório e uso do material didático Compartilha (Modalidade presencial) e os Seminários Comunidades Criativas, os quais visam à capacitação de lideranças que trabalham com crianças, adolescentes e jovens, estão sendo oferecidos para os Sínodos da IECLB. A partir deles, lideranças da IECLB têm oportunidades de aprofundar a reflexão em torno do seu fazer pedagógico à luz do Evangelho e da confessionalidade luterana.
Da mesma forma, os materiais para os diferentes grupos comunitários têm procurado, em consonância com o PECC, trazer uma metodologia envolvente e criativa. Além dos materiais didáticos para crianças, adolescentes e jovens, há a revista O Amigo das Crianças, que, em 2017, completará 80 anos de existência. Ela foi e deseja continuar sendo um veículo para promover a Missão de Deus entre as crianças. O periódico é coordenado pela equipe da Secretaria de Formação da IECLB, publicado pela Editora Sinodal e conta com uma equipe editorial especializada na área pedagógica, diaconal e jornalística.
Hoje, também a IECLB conta com o Conselho Nacional de Educação Cristã Contínua (CONECC), um órgão assessor da Direção da Igreja para assuntos relacionados à Educação Cristã. O CONECC tem por objetivo fortalecer e consolidar o PECC na IECLB, ampliando a reflexão em torno da Educação Cristã Contínua e promovendo a unidade na IECLB, respeitando os diferentes contextos.
A Missão e a Educação Cristã estão interligadas. A Educação Cristã acontece em função da Missão. Toda a Educação Cristã converge para ela.
Cat. Maria Dirlane Witt , formada em Educação Cristã pela Faculdades EST, graduada em Pedagogia, com especialização em Ensino Religioso, pela Unisinos, ambas em São Leopoldo/RS. Atua como Coordenadora de Educação Cristã na Secretaria de Formação da Secretaria Geral da IECLB, em Porto Alegre/RS