Orientação da Palavra e consolo na fé
As Metas Missionárias 2019- 2024 visam a fortalecer a Ação Missionária da Igreja em âmbitos nacional, sinodal e local. A Coordenação de Liturgia contribui diretamente para a Área de prioridade - Culto e Comunicação, vinculada à Meta Missionária 2.
Em 2019, a Área da Liturgia teve avanços no seu Planejamento, em sintonia com as Metas Missionárias. Além de dar continuidade à capacitação de Ministros e Ministras, percebe-se uma lacuna na formação litúrgica da Comunidade, a qual, segundo o Livro de Culto da IECLB, é a responsável pelo Culto e, como tal, ao participar ativamente da Liturgia, assume o Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes. Para fortalecer esta dimensão, deve-se investir na capacitação litúrgica da Comunidade, incentivando a formação de equipes de Liturgia.
Com o objetivo de aprimorar as habilidades de Comunicação, destacamos a realização do seminário A Comunicação na Liturgia: performance do Ministro e da Ministra no Culto, promovido em parceria com o Conselho Nacional de Liturgia e Culto (Conalic). O seminário ocorreu em junho/2019, reunindo 30 pessoas (uma liderança leiga, 11 Ministras e 16 Ministros), com representação de todos os Sínodos.
Relacionado ao Culto e à Comunicação e em atenção a uma defasagem de material na área, partilhamos a publicação da Revista Acústica e Sonorização no Culto com o objetivo de auxiliar na avaliação e adequação da infraestrutura dos templos em relação ao som e à acústica para comunicação eficaz do Evangelho no espaço do Culto.
Face à pandemia, 2020 ficará registrado na história da IECLB por mudanças importantes, como o teletrabalho, que manteve o funcionamento da instituição. A situação levou a Igreja a intensificar a produção de ofertas virtuais e isso incluiu, de modo especial, o Culto.
Ministros e Ministras usaram os seus conhecimentos ou foram em busca de ferramentas disponibilizadas pela Internet para não deixar a Comunidade sem Culto. Assumimos a modalidade de Cultos online, algo, até então, irrelevante em nosso meio, na IECLB. Essa busca rápida por uma nova modalidade de Culto acentua o quão central e importante é o Culto para a vida das Comunidades e da Igreja.
Cultos no lar e Devocionais em família são caminhos para a prática da espiritualidade quando não há acesso à tecnologia digital, por isso a Coordenação de Liturgia incentivou essa modalidade e ofereceu diferentes subsídios litúrgicos.
A pandemia exigiu acompanhamento intensivo às pessoas doentes e, especialmente, àquelas que perderam familiares e vivem o luto. Para ajudar no enfrentamento deste sofrimento, a Coordenação de Liturgia elaborou subsídios litúrgicos, sob o título Rituais em tempos de aflição: doença, sepultamento e luto, abrangem situações de doença, internação hospitalar, recuperação e também morte, sepultamento e luto.
Coordenação de Liturgia da IECLB