Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias (parte 2/2)
Entre os desafios, destacamos a sustentabilidade, em sua amplitude, relacionada à nossa compreensão sobre Fé, Gratidão e Compromisso. Precisamos enfatizar a Comunicação e a Formação em relação a esta temática, fomentando entre as pessoas a gratidão e o apoio aos trabalhos e aos projetos desenvolvidos pela IECLB. Necessitamos igualmente pensar e fortalecer estratégias em resposta à fragilidade econômica.
O Plano Nacional de Ofertas da IECLB tem apresentado uma diminuição de arrecadação nos últimos anos. Apresentamos algumas iniciativas em resposta a este desafio:
- Portal Luteranos: organização do Plano Nacional de Ofertas de forma atrativa e simples, além de incluir o tema ofertas na nuvem de imagens do Portal Luteranos, com direcionamento para a página do Plano de Ofertas.
- Comunicação e tecnologia: ampliação das formas de divulgação e de sensibilização das motivações para as ofertas, elaboração das motivações para as ofertas de forma sucinta e contextualizada, reestruturação da divulgação nas Mídias Sociais, contemplando o destino das ofertas, ampliação de campanhas nas Mídias e Redes Sociais para ofertas aos Fundos de Apoio para trabalhos na IECLB e intensificação da transparência na prestação de contas das ofertas, no seguinte formato: definição de modelo para motivação das ofertas nacionais, comunicação por e-mail e WhatsApp com a motivação de cada oferta nacional para Conselho da Igreja, Pastores Sinodais e Pastoras Sinodais, Ministros e Ministras, Sínodos, Paróquias e Comunidades, Instituições diaconais e educacionais, Presidentes de Conselho Sinodal, Paróquias e Comunidades, Oferta online, via Portal Luteranos, com link e card da oferta e Ofertas online para o Plano de Ofertas dos Sínodos.
- Motivação: fomento à sensibilização e à adesão aos trabalhos e aos projetos apoiados pelo Plano de Ofertas.
É importante destacar, ainda, o desafio de refletir sobre a sustentabilidade das Instituições diaconais que integram a Rede de Diaconia, bem como fomentar a maior relação de pertença entre as Instituições e as Comunidades e Paróquias.
A pessoa cristã vive não em
si mesma, mas em Cristo e no
próximo. De outro modo, ela
não será uma pessoa cristã.
Martim Lutero
Secretaria da Ação Comunitária da IECLB