Triângulo das Bermudas
Lenda, ação de extraterrestres, força de campos magnéticos e tantas outras explicações fantasiosas fazem de uma área do Oceano Atlântico uma região de desaparecimento de aviões, navios e outras embarcações. O tão temido Triângulo das Bermudas situa-se entre Flórida, Porto Rico e Ilhas Bermudas.
O caso é que cada cidade tem o seu triângulo, onde ‘some’ muita coisa, inclusive a tradição religiosa. Na minha cidade, há um triângulo. É uma região de ponto de ônibus com muito movimento de populares. Ali, há um comércio de tudo, inclusive religioso.
Em um pequeno espaço, há um enorme templo da Igreja Universal, que custou 15 milhões de reais. Bem perto dela, está o templo da Mundial do Poder de Deus. Não falta o Palácio dos Orixás, que oferece produtos para a umbanda, Certamente, este é considerado o antro dos demônios para as Igrejas. Templos, espaços religiosos e comércios não apenas vivem lado a lado, concorrendo, mas se confundindo.
Onde até a religião vira mercadoria |
A Loja Evangélica - 100% Cristã vende roupas recatadas. O dono disse que a ideia foi fruto de uma revelação divina durante um culto da Igreja Deus é Amor. Por meio do Pastor, Deus revelou que deveria abrir uma loja para vender roupa para irmãos e irmãs. O dono é tão bom negociante quanto sabedor de muitos textos bíblicos que fundamentam o seu negócio.
O comércio orienta-se pela visão de que a sensualidade feminina não deve se expressar a partir de roupas ‘coladas’ no corpo das mulheres, porque isto impacta os homens e os leva a pecar. Logo, os vestidos, longos e sem decotes, precisam ser soltos. Nas vitrines, se destacam vestidos largos e um manequim jovem e magro, este com uma saia acima do joelho... A juventude da Igreja deve estar se rebelando contra os modelos tradicionais.
A Igreja Deus é Amor tem regras rígidas quanto ao vestir e ao comportamento social e político: nada de televisão ou teologia da prosperidade, muito menos aliança política, como fazem lideranças pastorais de outras Igrejas, que dão sustentação ao Governo interino. Com isto, atrai os mais pobres, proibindo quase tudo aos que têm tão pouco.
Por que denomino Triângulo das Bermudas? É mais que uma brincadeira! Ali somem as pessoas cristãs tradicionais. Caiu ali, afundou na lógica comercial do Ocidente, onde tudo se torna mercadoria, inclusive a religião.
Os grupos terroristas religiosos estão explodindo este mundo, com armas bélicas. Também quero implodi-lo, mas com as armas da Graça, que o Senhor nos dá, os vértices: espírito, verdade, e justiça social