XXX Concílio da Igreja
A história da Comunidade de Brusque/SC iniciou em 1860, com a chegada dos imigrantes alemães. Pouco tempo depois, estabeleceram-se à margem esquerda do Rio Itajaí Mirim, no Bairro Bateas, originalmente denominado Schleswig, onde foi construída a primeira casa de oração, sendo o serviço religioso praticado por colonos. As famílias, porém, sentiam-se abandonadas quanto ao atendimento, pois, para batizar, casar e serem confirmados, era necessário deslocar-se até Blumenau/SC, onde o P. Oswaldo Hesse estava instalado.
A primeira Ordem da Comunidade Evangélica de Brusque foi aprovada em 17 de abril de 1863, com a presença do P. Hesse, data oficial da fundação da Comunidade. Sobre o primeiro Culto, este provavelmente aconteceu no dia 19 de abril, domingo.
Os Cultos dominicais eram realizados em um galpão. Antes, reuniam-se no rancho da imigração. A visita do P. Hesse era periódica até o início de 1865, quando da chegada do P. Johann Anton Heinrich Sandreczki, que foi Ordenado em 1864, em Hütt inger, na Suíça, e designado pela missão da Basiléia para ser pregador dos colonos alemães no Brasil, precisamente para ser Pastor na colô- nia de Brusque.
O Pastor recém-chegado requereu um lote de terra do Governo para construir a Igreja e a Casa Paroquial para Comunidade, então formada por 220 famílias. Em 1872, o P. Sandreczki fundou a Escola Evangélica, que, inicialmente, funcionava em uma sala anexa à sua casa. Em 1873, a Escola era frequentada por 53 crianças. O primeiro prédio da Escola foi concluído em 1878, tendo sido o P. Sandreczki Professor da Escola até o ano de 1880.
O Pastor deixou a Comunidade de Brusque em l880, para assumir a Comunidade de Blumenau. Mesmo assim, continuou a dar assistência à Comunidade de Brusque até 1889, quando transferiu-se para os Estados Unidos.
Em 1890, a Comunidade recebeu o seu segundo Pastor, P. Julius Von Czecus, que permaneceu em Brusque até 1896, quando se transferiu a Blumenau e foi substituído pelo P. Lange. Em 1909, o P. Lange, por motivos de saúde, deixou a Comunidade, sendo substituído pelo P. Gerold Hobus, que desenvolveu as suas atividades em Brusque até 1914. O sucessor, P. Eberhard Neumann, residiu em Brusque até 1920, quando pediu transferência para Blumenau e, no seu lugar, ficou o P. Albert Bornfl eth.
Em 1934, foi realizada, pela primeira vez em Brusque, a reunião do Sínodo Evangélico de Santa Catarina e Paraná. O Coro de Trombones teve seu início em 1936. A Igreja foi renovada em 1942. O Coral da OASE iniciou em 1947.
A Juventude Evangélica fez a sua primeira reunião em 1952. O início da Hora Evangélica se deu em 1956, com o P. Dr. Lindolfo Weingärtner, pelas ondas da Rádio Araguaia. A inauguração do Centro Evangélico ocorreu em 1971.
Um acontecimento muito relevante para a Comunidade foi ter sido Sede do XVI Concílio da Igreja, nos dias 18 a 23 de outubro de 1988.
Em 1996 foram criados três pastorados na Paróquia de Brusque: Martin Luther, Unidos em Cristo e Brusque - Centro. Para atuarem nestes Pastorados, foram instalados os Pastores Milton Tribess, Mauro Behling e Cláudio Siegfried Schefer.
Para compartilhar os trabalhos com o P. Cláudio, em 1998, foi instalado o P. Renato Creutz berg, sendo o 2º Pastor para a Comunidade Centro e o 4º Pastor da Paróquia. Em 2001, o P. Creutz berg iniciou o seu novo trabalho frente ao Pastorado Martim Lutero. Com a transferência do P. Mauro para a Alemanha, assumiu o Pastorado Unidos em Cristo a Pa. Lígia Schünke Delandrea.
Em 2004, os três Pastorados da Paróquia de Brusque se transformaram em três Paróquias: Paróquia Bom Pastor (Centro), Paróquia Martim Lutero (Bateas) e Paróquia Unidos em Cristo (Paquetá), formando a União Paroquial de Brusque.
Atualmente, a Paróquia Bom Pastor recebe a assistência de dois Pastores: P. Cláudio Schefer e P. Edélcio Tônio Tetz ner. O Conselho Presbiterial, composto por 36 Conselheiros, é presidido por Sérgio Kuchenbecker.