A missão de Deus NÃO está à venda
O A p ó s t o l o Paulo define que, em sua missão, Deus reconcilia as pessoas e as torna suas amigas. Missão é o agir de Deus em favor da humanidade, por meio de Cristo. Desse ato de amor de Deus, o ser humano se apropria por meio da fé, é de graça! Aí está o núcleo da mensagem do Evangelho! Com base nisso, a palavra do apóstolo nos diz que a pessoa alcançada por essa mensagem tornase mensageira de Deus. Isso significa que toda pessoa e cada Comunidade está sob um mandato missionário.
Alcançada pela missão de Deus, a Comunidade cristã sabe-se privilegiada e partilha o Evangelho que busca a reconciliação, a pacificação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. Isso ocorre mediante a Palavra proclamada (evangelização), a Palavra encarnada nas obras de amor (diaconia), o culto, louvor e a adoração a Deus (liturgia) e a partilha das alegrias e cargas entre as pessoas que creem (comunhão).
[...] Para 2016, temos o desafio de organizar a nossa ação missionária a partir dos impulsos do Tema do Ano, que anuncia: Pela graça de Deus, livres para cuidar: a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda. Como pessoas e Comunidades que foram alcançadas pela mensagem da reconciliação do Deus missionário, vivemos sob a sua graça libertadora. Isto nos torna pessoas livres para testemunhar a missão de Deus e, ao mesmo tempo, responsáveis para cuidar da fé, das pessoas e da natureza.
[...] Por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo é objeto da graça e do amor de Deus, por isso a vida cristã, que é missionária, tem o seu centro no cuidado. [...] A mensagem da reconciliação dada por Deus entra em conflito com aquelas pessoas que, com a sua sedução, prepotência e destruição, procuram fazer com que a vida gire em torno dos seus interesses menores.
Esse é o centro da mensagem evangélica que Lutero redescobriu e que celebraremos em 2017, no Jubileu dos 500 anos da Reforma. [...] Essa celebração nos leva a perguntar pelo futuro: Que Igreja queremos ser nos próximos 500 anos? O que podemos afirmar é que Deus, em Cristo, nos torna seus amigos e suas amigas, nos torna pessoas livres para cuidar. O Lema do Ano, Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14a), nos chama a gestos concretos. [...] Esse é o nosso compromisso enquanto pessoas, Comunidades e Paróquias missionárias da IECLB, que não negociam a missão!
Neste cenário, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem [...] oportuniza, mediante a generosidade, exercer o cuidado na missão de Deus. [...] A Vai e Vem é o firme testemunho de que a manutenção-sustentabilidade e a ação missionária precisam caminhar juntas, pois ambas fazem parte da missão.
Uma Comunidade missionária, que testemunha o agir reconciliador e pacificador de Deus, se caracteriza por ser uma Comunidade acolhedora. Nessa Comunidade, as pessoas são envolvidas pela Palavra transformadora do Evangelho, são sustentadas pelo serviço e pelo culto a Deus, são motivadas pelo amor dos irmãos e das irmãs, de maneira que cresçam e se fortaleçam na vida de fé e testemunho no mundo
A missão de Deus NÃO está à venda! Podemos contribuir com Deus em sua missão por meio da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB. Esta contribuição se nutre da relação entre a fé, a gratidão e o compromisso dela decorrentes. A Campanha também nos possibilita: refletir sobre a nossa essência missionária, elaborar caminhos pedagógicos para aprendermos gestos missionários, promover ações missionárias que busquem propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal, na família e na Comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.
Venha fazer parte da Vai e Vem,
a Campanha de Missão da IECLB!
Ajude a testemunhar que
A missão de Deus NÃO está à venda
P. Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB