Ordenação conjunta ao Ministério Eclesiástico
O apóstolo Paulo perguntou: Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm 10.14). Para que a Palavra de Deus seja pregada e ensinada publicamente, a Igreja chama, prepara e envia pessoas para assumir esta tarefa. O chamado oficial da Igreja, com a bênção e o envio de pessoas para proclamar o Evangelho da salvação, é conhecido como Ordenação. Na IECLB, há Ordenação para quatro Ministérios: Catequético, Diaconal, Missionário e Pastoral. Sejam bem-vindos e bem-vindas a este Culto de Ordenação”, exclamou o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, na abertura do primeiro dos três Cultos de Ordenação ao Ministério Eclesiástico previstos para 2016, celebrado na manhã do dia 24 de janeiro, na Comunidade Evangélica Matriz de Porto Alegre/RS.
Na ocasião, a Presidência da IECLB, formada também pela Pastora 1ª Vice-Presidente, Pa. Silvia Genz, e pelo Pastor 2º Vice-Presidente e Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, P. Inácio Lemke, ordenou, ao Ministério Catequético, Daniela Hack; ao Ministério Missioná- rio, Míriam Schenkel Cóta; e, ao Ministério Pastoral, Benito Holz Konfl anz, Bruno Kessler Gauthier, Denise Koch Genz, Diogo Rengel, Felipe Baumann Friske e Gustavo Griggio.
Também participaram do ato de Ordenação o Pastor Sinodal do Sínodo Centro-CampanhaSul, P. Bruno Ari Bublitz , a Pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer, o Pastor Sinodal do Sínodo Planalto Rio-grandense, P. Ricardo Cassen, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, P. Me. Edson Edilio Streck, o Pastor Sinodal do Sínodo Rio Paraná, P. Lauri Roberto Becker, a Secretária da Habilitação ao Ministério, Cat. Dra. Haidi Drebes e o Secretário do Ministé- rio com Ordenação, P. Marcos Bechert.
Na manhã do dia 31 de janeiro, a Comunidade da Esperança-Caramuru, em Santa Maria de Jetibá/ES, sediou o segundo dos três Cultos de Ordenação Conjunta na IECLB para 2016.
Foram Ordenados ao Ministério Pastoral: André Luiz Belard, Bruna Schneider Belard, Lenira Kloss Germi, Marcelo Luiz Hofstätt er, Rafael Bull e Renato Francisco Pagung.
O Culto foi celebrado pela Pastora 1ª VicePresidente da IECLB, pelo Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB, pelo Pastor Sinodal do Sí- nodo Espírito Santo a Belém, P. Joaninho Borchardt, pelo Pastor Vice-Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, P. Lourival Felhberg, pelo Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema, P. Odair Airton Braun, pelo Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Geraldo Graf, pela Secretá- ria da Habilitação ao Ministério e pelos Ministros da Paróquia Unida de Santa Leopoldina, P. Rodrigo Seidel e Pa. Ivanda Keller Schreiber.
Na pregação, a Pa. Silvia Genz lembrou que Ordinandos e Ordinandas recebem as bênçãos de Deus e são enviados para estar ao lado das Comunidades, propagando a paz e o amor.
No dia 21 de fevereiro, a Comunidade Horizontina esteve reunida para o Culto de Ordenação ao Ministério Pastoral de Anelise Knüppe, Camila Elisa Schültz e Maíze Katiane Dhein, último dos três Cultos de Ordenação Conjunta na IECLB previstos para este ano.
O Culto foi oficiado pela Presidência da IECLB com a presença do Pastor Presidente, autoridades eclesiásticas e lideranças comunitárias. O Pastor Presidente destacou os diferentes Ministérios na Igreja, a diversidade de dons e a unidade da Igreja no Brasil.
Conselho da Igreja, Sínodos, Conselhos Sinodais, Secretaria do Ministério com Ordenação e Secretaria da Habilitação ao Ministério estiveram representados.