2º Encontro de Ministras da IECLB
No dia 17 de novembro de 2015, às 14h, teve início o 2º Encontro de Ministras da IECLB, realizado em Florianópolis/SC, sob o tema De Eva à Maria: a construção do feminino.
Na saudação, as Ministras foram desafiadas a se integrar na caminhada iniciada por Eva e Maria, recordando as suas histórias de vida, as suas lutas e os seus desafios – em palavras e com lenços coloridos, que foram pendurados na árvore do jardim especialmente preparado para a ocasião.
Na bagagem, cada participante levou sementes, folhas e tecidos e, organizadas em grupos, montaram símbolos que expressaram a caminhada de vida pessoal e ministerial. Todos esses momentos ocorreram embalados por muitas canções.
O P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, da Secretaria Geral da IECLB, levou a saudação do Pastor Presidente da Igreja, P. Dr. Nestor Friedrich, e desejou um abençoado encontro.
A abordagem do tema foi conduzida pela Professora Pa. Dra. Ivone Richter Reimer, à luz do texto de Gênesis 1.26 a 4.1. A Pa. Ivone, a partir do estudo exegético, apresentou uma nova forma de interpretar os textos e apontou desafios para uma releitura e para a reconstrução do feminino nos relatos da Criação.
A celebração do Ágape marcou o final do primeiro dia. A pergunta Com quem estamos conversando/seguindo pelo caminho? proporcionou momentos de comunhão e de construção de confiança entre as participantes.
No segundo dia, as Ministras foram convidadas a olhar para aquela colega que a marcou e a inspirou no Ministério. Na ocasião, foi encenada a visitação de Maria a Isabel.
A Pa. Silvia Genz, 1ª Vice-Presidente da IECLB, saudou as participantes, desejando forças e coragem para seguir testemunhando o Evangelho, enfrentando todos os males.
O dia também foi de partilha de experiências sob a pergunta motivadora: O que estamos conversando pelo caminho?, sob duas perspectivas: o que aconteceu desde o primeiro encontro de Ministras até agora e as propostas para as comemorações dos 500 anos da Reforma, especialmente para 2017.
No terceiro e último dia do Encontro, 19 de novembro, as Ministras conversaram sobre a possibilidade de um novo Encontro, em 2018. Para tanto, foi eleita uma Comissão, formada por Pa. Ana Isa dos Reis, Diác. Ângela Lenke, Pa. Regene Lamb e Cat. Rosilene Schulz, que, junto à Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias, da Secretaria da Ação Comunitária, da Secretaria Geral da IECLB, planejará o evento.
No encerramento, as Ministras foram desafiadas a reafirmar, em todos os lugares onde estiverem, a igualdade na diferença. A partir da narrativa bíblica e da história de cada uma e de todas, foram estimuladas a não entrar na ‘trama’ da hostilidade, mas juntar forças e dons em torno do que une.
Na celebração, em um gesto simbólico, velas foram acesas e dispostas em formato de cruz, em memória de crianças, jovens, pessoas adultas e pessoas idosas de todas as partes do mundo, pelas quais todas oraram. Os hinos continuaram sendo embalados pelas Musicistas Cladis Steuernagel e Henriett e Hillbrecht.
Os lenços colocados na árvore do jardim foram retirados e as palavras nele escritas foram pronunciadas no grande círculo formado no pátio da casa: O que as Ministras levaram de Eva e de Maria para o seu Ministério.
Muitos abraços e bênçãos encerraram este 2º Encontro de Ministras da IECLB.