Sínodo Vale do Itajaí



Rua Theodor Kleine , 46 (1º andar) - Fortaleza
CEP 89060-070 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364 | (47) 9965-13000 | (47) 3222-3067
secretaria@sinodovaledoitajai.com.br
ID: 21

Professora Magali e pastor Emílio apresentam a realidade social e sinodal durante assembleia

25/04/2014

IMG_1142
IMG_1143
IMG_1144
IMG_1151
IMG_1152
IMG_1153
IMG_1160
IMG_1165
IMG_1167
IMG_1174
IMG_1175
IMG_1177
IMG_1182
IMG_1185
1 | 1
Ampliar

Na segunda parte do ciclo de palestras, na 18ª Assembleia Sinodal, na sexta-feira, dia 25, sobre a temática “Vidas em Comunhão – vias e possibilidades da igreja nas cidades”, a professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB), jornalista Magali Moser, apresentou dados socioeconômicos e religiosos da realidade das cidades do Vale do Itajaí. Com isto, foi possível compreender a realidade urbana, na qual a IECLB está inserida.

No segundo momento, ela apresentou fatos pesquisados nas 47 áreas de concentração de pobreza existentes na cidade de Blumenau. Mostrou a realidade dos migrantes e também questões relacionadas à infraestrutura urbana, saneamento básico, saúde, educação, emprego, renda e constituição familiar. A jornalista Magali mostrou uma realidade, muitas vezes ignorada.

No terceiro bloco das palestras foi a vez do pastor Dr. Emilio Voigt, assessor de Formação e Edificação de Comunidades do Sínodo, trazer dados estatísticos internos do Sínodo Vale do Itajaí. Apresentou comparações entre número de pessoas batizadas e sepultadas. Trouxe também dados de pessoas que ingressaram na IECLB e as que foram para outras denominações religiosas ou transferências interparoquiais. A partir destes dados, conclui-se que no futuro próximo a Igreja não apresentará mais crescimento natural, mas depende de uma missão urbana mais eficaz .

Os participantes reuniram-se em grupos procurando respostas para a atuação da Igreja na cidade. A partir do ciclo de palestras, pregação do pastor-presidente e relatórios do Sínodo, disseram que a Igreja precisa se transformar, mas manter a identidade confessional. Acrescentaram ainda que a mobilidade urbana convida para a reflexão sobre a descentralização dos trabalhos e possível construção de templos menores nos bairros. As tecnologias também foram lembradas no sentido de ousar e utilizar as novas ferramentas de mídia. O grupo também mencionou os trabalhos de visitação, música, diaconia, crianças e jovens como impulsos para a atuação da Igreja na sociedade.

A violência, a individualização do ser humano, os índices de desenvolvimento humano, a ausência do poder público em questões de bem-estar social, o crescimento do consumo de drogas e a desestruturação familiar foram apontados como problemáticas que precisam ser encaradas pela Igreja. Uma série de outras situações foram elencadas e devem ser avaliadas para que a IECLB possa acolher as pessoas da cidade. É necessário olhar para fora da comunidade. Atender o chamado de ‘Ir’ ao encontro das pessoas, estar ao lado, descobrir clamores e necessidades.


Autor(a): Tobias Mathies
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí
ID: 27796

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br