Liturgia continua sendo uma área premente na vida das Igrejas, uma vez que o evento cúltico é o espaço, por excelência, de comunicação da fé e da expressão comunitária de ser Igreja.
A eficiência de tal comunicação se estabelece na medida em que bíblia, base confessional e contexto cultural/local interagem entre si fazendo sentido para a vida das pessoas.
Como alcançar tal eficiência para dentro de uma realidade urbana? Como utilizar unia linguagem diferenciada que possibilite aos momentos litúrgicos real sintonia com as realidades da cidade?
Na era da comunicação imediata e sem fronteiras, da trans-culturalidade, e do redescobrimento da dimensão emocional das pessoas - da qual brotam quotidianamente milhares de expressões, imagens, sons, apelos - já não é cabível continuar reproduzindo os elementos advindos de um contexto bíblico-rural ou não pertinentes ao contexto urbano.
Como responder com imagens, sons, textos, às demandas emocionais e subjetivas das pessoas?
Na busca de respostas às questões trazidas pela vida na cidade, queremos dar expressão a uma linguagem litúrgica que brota da realidade urbana. O Seminário de Liturgia, Arte e Urbanidade quer ser um espaço catalisador de reflexão, diálogo e criação frente às demandas que o tema traz.