SENHAS DIÁRIAS - 06.01.2022
Jeremias 33.8 – Eu os purificarei de toda a sua iniquidade com que pecaram contra mim e perdoarei todas as suas iniquidades.
1.ª João 2.2 – Jesus Cristo é a propiciação pelos nossos pecados – e não somente pelos nossos próprios, mas também pelos do mundo inteiro.
Jeremias anuncia ao povo, em nome de Deus, que Ele haveria de mudar o jeito de ser do povo. O Senhor haveria de perdoar todos os pecados cometidos, os quais trouxeram dor e sofrimento sobre a nação, e faria o povo agir diferente. O profeta também diz que Deus haveria de mudar o coração das pessoas e assim faria uma purificação no jeito de ser e agir. O pecado sempre foi o que afastou o povo de Israel de Deus. Constantemente o Senhor exortava ao povo, através dos profetas, para que mudasse seu jeito de ser e agir. Como isso não acontecia, o próprio Deus afirma que realizará esta mudança nas pessoas. Afirma seu perdão para todas as iniquidades do povo e também consola para que o peso do pecado seja aliviado de sobre as pessoas. Se as pessoas não conseguem, o próprio Deus faz por elas. Isso é graça e misericórdia.
O apóstolo João continua neste mesmo pensamento e afirma que Cristo Jesus é a ação de Deus perdoando e mudando o jeito de ser e agir das pessoas, não apenas de Israel, mas do mundo inteiro. O ser humano não conseguiu ser merecedor de perdão e salvação, então Deus o fez por si mesmo: Cristo Jesus assumiu os pecados do mundo inteiro e os pagou na cruz. Desta forma a palavra do profeta Jeremias se concretiza: Deus nos purificou de toda a iniquidade e nos perdoou completamente. De forma definitiva, a graça de Deus se fez sobre a humanidade. O Senhor Jesus é nosso Senhor e nele podemos confiar. Assim, também podemos servi-lo em tudo o que vivermos. Sua misericórdia nos transforma e nos dá um novo jeito de ser e viver. Vivamos conforme o Senhor Jesus. P. Luiz Carlos