A ATUAÇÃO E O PODER
Horizontal x Vertical
A sugerida opção pela quarentena, “isolamento vertical”, esconde uma ideologia seletiva, um virus ativado em momentos cruciais, que já sacrificou milhões ao longo da história, para o qual também não há vacina. Espero que esse alerta, da minha parte, não seja motivado apenas pelo fato de ter 60 anos.
O tamanho da crise explicita questões de fundo que, sob enorme pressão e medo, sustentam ou negam a primazia da vida para todos, base do que é digno e belo na convivência humana.
O voluntarismo religioso pode esconder “cepas” pretensiosas, triunfalistas e perversas. Nesse contexto proliferam ações, pronunciamentos, promessas e mensagens ambíguas.
Luteranos sabem que Deus promove a vocação e a inteligência dos cientistas, médicas e médicos, enfermeiras e enfermeiros, bioquímicas e bioquímicos, num enorme esforço articulado através da co-responsabilidade de todos nós.
O seu poder, os milagres, manifestam-se na horizontalidade do Período da Quaresma que, neste ano, vai perpassar e postergar a própria experiência restauradora e vital da Páscoa.
A humanidade não se sustenta sem a força espiritual refletida e articulada através de uma teologia atual, pertinente e profundamentte leal.
Não são só as máscaras que estão em falta.
Hermann Wille
Pastor na Igreja da Paz - Santo Amaro - São Paulo/SP