A história da comunidade de Pato Branco inicia a partir do ano de 1948 com vinda de algumas famílias Luteranas para a região. Inicialmente celebravam Cultos em residências e posteriormente em uma sala ao lado de uma padaria da cidade. Os ofícios e Celebrações eram realizados pelo P. Ricardo Ballbach que se deslocava de Rio das Antas-SC. (Em 1948 surge a Paróquia de Pato Branco pela primeira vez). No ano de 1953 a comunidade de Pato Branco contava com mais de vinte famílias membros.
No dia 24 de março de 1954, com a chegada P. Hartnagel, vindo da Alemanha, foi oficialmente fundada a Comunidade Evangélica Luterana de Pato Branco com o nome de “Evangelisch Lutherische Gemeinde de Pato Branco”. A primeira diretoria era constituída por um presidente, um secretário e um tesoureiro. Henrique Krüger, Emilio Krüger e Hugo Krüger ocupavam as respectivas funções.
No ano de 1957 o P. Hartnagel voltou novamente para a Alemanha. (Diluiu-se a Paróquia de Pato Branco). Esta mudança provocou um “esfriamento” e trouxe conseqüências negativas para a comunidade de Pato Branco.
No ano de 1962, a Comunidade de Pato Branco começa aos poucos se fortalecer com algumas famílias que perseveraram e outras que foram somando com as imigrações. Entre elas, as famílias: Hundt, Grottker, Krüger, Hennig, Ernn, Schmitz. Aos poucos a comunidade se estrutura, adquire a atual área (lote) e constrói uma casa de madeira, sendo a sala maior, o lugar de celebrações de Cultos e outros encontros. (Surge a Paróquia de São João).
Em 1973 inaugura-se a o atual templo onde passa-se a celebrar os cultos e ofícios. No ano de 1979 surge o Segundo Pastorado da Paróquia de São João em Pato Branco com o P. Orlando Schmidt. A partir de 1984 a Comunidade passou a ser sede paroquial. (Surge a Paróquia de Pato Branco pela segunda vez).
Com o tempo a Comunidade foi se estruturando, se fortalecendo para proporcionar aos seus membros espaços e oportunidades de convívio, comunhão, fé e testemunho. Atualmente congregam 72 famílias, aproximadamente 206 membros batizados.