A Comunidade Luterana de Linha Itaíba – Marmeleiro surgiu com a vinda de algumas famílias que foram atingidas pela barragem de Itá – SC. A partir de 1995 vieram para esta localidade famílias Krause, Kohwald, Ramisch, que foram reassentadas em lotes de terras, fixando moradia.
A atual igreja (templo) foi construída no ano de 1995 fazendo parte do projeto de reassentamento no qual a empresa (Eletrosul) tinha compromissos, e ainda, com a participação das famílias reassentadas.
A maioria das famílias eram Católicas e Luteranas, por isso, o templo passou a ser Ecumênico para realização de Missas e Cultos. O atendimento pastoral era pela Paróquia de Dois Vizinhos. Realizou-se o primeiro Culto no dia 20 de Agosto de 1996 oficializado pelos pastores: Clemente e Marion. A partir de então a comunidade continuou se reunindo com o atendimento dos pastores: Milton Tribess e Rogério Richter.
No ano de 2009, por causa da extinção da Paróquia de Dois vizinhos, a Comunidade de Linha Itaíba passou a ser uma das Comunidades que compõe a Paróquia de Pato Branco. Os Cultos e demais encontros continuam acontecendo no templo que recebe melhorias dentro das necessidades. A comunidade atualmente congrega 10 famílias, somando um total de 35 membros batizados.