A parceria entre igrejas permitiu-nos sentir o bem de estar na presença da outra e do outro e, sem falar a mesma lingua, vivenciar a mesma fé. Assim aconteceu na noite de 15 de outubro na Paróquia Esperança, em Niterói.
A Igreja Luterana Japonesa celebra 50 anos de presença viva no Brasil. Estando em passeio pelo Rio aceitaram o convite do Projeto Educar pela Paz para conhecer e também deixar-se conhecer. Os jovens do Projeto encantaram com sua forma simples, forte e ágil de mostrar que Paz é atitude de vida, de casa e de rua.
O Pastor Francisco partilhou a caminhada do Projeto Educar pela pa, dos desafios e a forma como as atividades desenvolvidas acabam por multiplicar-se . Sementes geram frutos. Um dos jovens que deixou conhecer sua arte conheceu o Projeto Educar pela Paz em sua própria escola.
O Pastor Luis Mello da Comunidade Nipo Brasileira em SP acompanhou o grupo da delegação japonesa. Ao referir-se ao Pastor Luis Mello, o reverendo Vice-Presidente da Igreja Luterana no Japão disse: Amigo! Luis, amigo! Uma palavra dita em outra língua pode dizer tanto! O reverendo George J. Oshiba apresentou as demais pessoas no grupo da delegação japonesa.
Silvia King Jeck, membra da Paróquia Esperança foi quem fez a tradução do inglês para o português e assim facilitou muito a compreensão mútua. A arte da dança de rua, do grafite e da ação de ocupar os espaços urbanos nos dia sde hoje foi mostrada de forma bela, cheia de sentido e poder.
Obrigada jovens pelal partilha. Pela atitude de igreja sempre Reformanda. Obrigada por nos ajudar a recriar ações de paz gestos de paz, em casa, na rua , na igreja, entre nós!