Diversidade étnica



ID: 2907

Culto alusivo ao Dia da Consciência Negra 2022

11/11/2022

 

 

Proposta

Esta liturgia foi pensada para uma celebração em formato híbrido. Havendo possibilidades para um culto presencial, poderá ser perfeitamente desenvolvida com liberdade e criatividade de acordo com o seu contexto.

 

Tempo litúrgico

A proposta litúrgica envolve a 22ª semana após Pentecostes e o Domingo Cristo Rei, tempo que abrange o Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro.

 

Tema bíblico

O texto bíblico indicado para a pregação neste dia é o Evangelho de Marcos 9.38-41, iluminado pelo livro de Atos dos Apóstolos 2.43-47. Propõe-se refletir sobre o papel missionário da igreja a partir do seu jeito de ser e existir no mundo: O que as pessoas ouvem e percebem a nosso respeito em relação ao racismo e a diversidade? O que temos feito para cooperar com a Meta Missionária nº3, indicada pela IECLB como sendo uma das prioridades para a sustentabilidade da Igreja? – Uma Igreja atraente e acolhedora, que reflete e inclui a diversidade em suas comunidades (Meta Missionária 3)

 

Liturgia: Esta liturgia foi elaborada pela Coordenação de Genero, Gerações e Etnias da IECLB em parceria com o Grupo Identidade da faculdades EST. A proposta litúrgica foi usada em 09.11.22, na celebração do culto na Faculdades EST com transmissão ao vivo. O culto está disponível no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=VQ4NxNOloYs . Assista e compartilhe em sua comunidade. 

 

 

LITURGIA DE ENTRADA

 

Prelúdio

 

Acolhida

L. Acolhemos vocês com as palavras de 2 Tessalonicenses 3.16:” Que o Senhor da paz, ele mesmo, dê a vocês a paz, sempre e de todas as maneiras”.

 

Desejamos que nesta celebração cada pessoa sinta a paz de Deus e que a paz divina envolva toda a criação. Deus criou a diversidade de cores, sabores, aromas, formas, saberes e criou a humanidade com múltiplas belezas, jeitos e dons para viver em paz.  Esta celebração é alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro e abrange o Último Domingo do Ano Eclesiástico – Domingo Cristo Rei. A liturgia foi preparada pelo Grupo Identidade da Faculdades EST, com participação da Secretaria da Ação Comunitária da IECLB, através da Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias.

 

Alegramo-nos com a presença das pessoas que vieram de perto e de longe para aqui se reunir como corpo de Cristo.

 

Que a paz de Deus fortaleça em nós a união, a esperança, a fé e o amor. Que, na graça de Deus, esta celebração nos anime a sermos uma igreja inclusiva e acolhedora para que todas as pessoas vivam em paz na grande família de Deus.  Cantemos o hino:

 

Canto: Vede que grande amor – LCI 168   

//: Vede que grande amor nos tem concedido o nosso Pai.://

/De sermos chamados filhos de Deus

De sermos chamadas filhas de Deus.

.

Saudação Trinitária

L.: Reunimo-nos aqui em nome de Deus que, como pai e mãe cuida com amor de seus filhos e filhas; Que em Jesus Cristo, acolhe mulheres e homens com justiça e igualdade;

E pelo Espírito Santo, a Ruah Divina, nos acompanha, orienta e fortalece. Amém. 

 

Litania de entrada

 [VIDEO: Comunidade Ev. De Conf. Luterana em São Luis/MA – texto transcrito abaixo]

https://www.luteranos.com.br/textos/missao-multiculturalidade/dia-da-consciencia-negra-2

 

“Numa sociedade racista, não basta ser não racista. É necessário ser antirracista.” Angela Davis

Deus me fez perfeita.

A cor da minha pele, o meu cabelo

São imagens do meu Criador

Da terra me moldou com suas próprias mãos

E com os seus dedos enrolou os meus cabelos

Nas minhas narinas soprou o sopro da vida

Deus me fez perfeito

Deus me fez perfeita

No amor de Deus não há espaço para o preconceito

“Não há judeu nem grego,

 escravo ou livre,

homem ou mulher;

porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” Gálatas 3.28

 

Confissão de pecados

L.: Deus criou as pessoas a sua imagem e semelhança. Mas nós, nem sempre reconhecemos nas outras pessoas a imagem e a semelhança de Deus. O racismo é um exemplo disso:

Como sociedade e pessoas cristãs não nos compadecemos das pessoas negras que vivem na pobreza, não enxergamos que no Brasil, negros e negras são duas vezes mais pobres do que as pessoas brancas; que são as pessoas negras que mais adoecem e as que menos tem acesso à saúde; que os jovens negros correm 3 vezes mais risco de serem assassinados do que os jovens brancos.

A realidade do racismo está entranhada nas relações sociais, na vida cotidiana e nas instituições. O racismo é a maneira de como a sociedade brasileira nega oportunidades a maioria do povo brasileiro tendo como base a cor da pele.

O racismo é contrário ao amor de Deus.  O racismo é crime. O Racismo desumaniza ferindo a imagem de Deus que há nas outras pessoas. Por tudo isso, nós reconhecemos que pecamos contra nosso Criador e contra o nosso próximo. Assim sendo, nos unimos pedindo perdão a Deus e ao nosso próximo cantando:

Canto: Chegamos hoje perante ti LCI 44

/: Chegamos hoje perante ti, ó Deus,

com o que somos e como estamos. ://

Perdão pedimos porque faltamos

e tua vontade não praticamos,

e o enfermo e a que sofre abandonamos.

Perdão pedimos, perdão clamamos,

perdão pedimos, perdão clamamos.

 

Anúncio da graça

L.: Ouçam do evangelho a esperança da salvação. Assim está escrito em João 3. 17: Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

Diante da Palavra eu lhes pergunto: é sincera a confissão de pecados de vocês? |Vocês creem que por amor a Jesus Cristo Deus em sua infinita graça nos perdoa? Se esta for a fé e a esperança de vocês respondam: SIM!

Como vocês creem será. Portanto, a quem com sinceridade confessou os seus pecados e deles verdadeiramente se arrependeu, eu como ministro/ministra ordenado/a para o ministério da reconciliação lhes anuncio o perdão dos pecados em nome de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo (🕆). Amém

 

O perdão de Deus nos possibilita andar em novidade de vida. Cantemos em gratidão a Deus:

 

Canto: Graças, Senhor LCI 202

Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor. Graças, Senhor!

 

Kyrie  

L.: Como pessoas perdoadas e reconciliadas, temos a tarefa pública, enquanto Igreja de Jesus Cristo, de clamarmos pelas dores deste mundo e pelas injustiças. Assim, clamamos: Tem, piedade, Senhor

 

Tem, piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

 

L. Clamamos pela população negra e periférica oprimida por um racismo estrutural e que sofre diariamente por meio da violência policial e de um Estado omisso, pela falta de acesso à educação de qualidade e infraestrutura básica civilizatória, como rede de água, esgoto e energia elétrica. Clamamos pelas mulheres vítimas de violência nas suas mais variadas formas, como a violência doméstica, física, psicológica e econômica, sendo em sua maioria mulheres pretas e pardas. Clamamos: Tem, piedade, Senhor!

 

Canto: LCI 60

Tem, piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

 

L. Clamamos por uma nação fragmentada por discursos de ódio que muitas vezes são abastecidos por fundamentalismos religiosos, que se preocupam mais em serem fariseus modernos do que propagarem a graça de Cristo;

Clamamos pela natureza que geme diante da ganância humana e do negacionismo científico;

Clamamos pela população LGBTQIA+ que sofre violência física, verbal e financeira, muitas vezes dentro do seu seio familiar;

Clamamos pela população indígena que tem suas terras invadidas, poluídas e exploradas. Tem, piedade, Senhor!

Canto: LCI 60

Tem, piedade, Senhor. Ilumina o teu povo. Cura-nos, levanta, Deus, sobre nós o teu rosto.

 

Oração do dia

L. Oremos. Deus de amor, graças te damos pela dádiva da vida, pela graça do teu perdão e por tua presença entre nós. Dá-nos sabedoria e entendimento para que a tua Palavra encontre morada em nosso coração e nos ajude a viver com alegria e em paz em meio a diversidade da tua criação. Dá-nos coragem para denunciarmos o racismo e anunciarmos ao mundo que a diversidade é uma bênção tua para a humanidade. Amém

 

LITURGIA DA PALAVRA

 

Canto: Salmo 90 LCI 112

 

Leitura de Atos 2.43-47

 

Versículo de aclamação do Evangelho

L. A palavra de Deus é lâmpada para os pés é luz para o caminho. Salmo 119.105

 

Canto: Aleluia LCI 179

 

Anúncio do Evangelho segundo Marcos 9.38-41

 

Canto: Felizes os que ouvem LCI 148

 

Felizes as que ouvem a palavra do Senhor! Felizes as que buscam a justiça e o amor!

 

Pregação

 

Profissão de fé

(Sugerimos como profissão de fé o canto Castelo Forte é o nosso Deus na versão Hip-hop gravada por Jovens da comunidade Ev. Luterana em Niterói/RJ.] https://www.youtube.com/watch?v=UnahYLE_NfE

 

Avisos e anúncio das ofertas

Canto: Justiça terá por fruto – LCI 261

Justiça terá por fruto pra sempre a paz;

paz pra tua vida, paz pra todo povo.

Paz, a qual em Cristo podes encontrar.

Paz, a qual em Cristo podes encontrar.

 

Oração geral

Deus de amor, porque tua misericórdia é sem limites, pedimos:

Sopra em nós o vento da unidade para que tenhamos iniciativas de acolhimento, respeito e diálogo;

Sopra em nós o fogo da reconciliação que une o que está separado, aproxima as pessoas divididas e sara as pessoas machucadas e as enfermas;

Sopra em nós a tua graça que supera o medo do desconhecido e a intolerância frente às diferenças para que possamos viver em paz.

Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte.

Ajuda-nos a ver no outro e na outra a Tua face e, assim, vencer o racismo e os preconceitos. Tudo aquilo que ainda temos para te pedir e agradecer o fazemos ao unirmos nossas vozes orando como Jesus Cristo ensinou:.

Pai nosso

 

Canto: Vem cuidar de mim [Xote Iaçá]

[VÍDEO - Grupo de Cultura Iaçá, Comunidade Ev. de Conf. Luterana em Belém do Pará.] https://drive.google.com/file/d/130TtNjjMY2Q7BKdOhepGoks3bKzCaoQc/view?usp=sharing

 

LITURGIA DE SAÍDA

 

Bênção

L.  Deus, O Criador, te abençoe preservando em ti a imagem e a semelhança Dele.  Deus, Filho, oriente teus passos rumo ao Reino de amor, paz e Justiça. Deus, Espírito Santo, reacenda em ti a chama da fé e da esperança para que ames a Deus e as pessoas. Amém!

Envio

L. Amados e Amadas em Cristo Jesus sob a graça de Deus podemos seguir sem temer porque Deus está conosco. Ele é que nos dá a paz para que possamos viver em harmonia com as pessoas e com a Criação.

Canto: Dá-nos esperança e paz LCI 293

 

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br