Em Assembléia Geral a Comunidade Sul Americana decidiu pela transferência da sua sede para Rua Equador, Diadema – SP. A metade da Comunidade de língua japonesa foi acolhida e optou pela fusão com a Comunidade São Paulo, do Bairro Liberdade, da mesma Paróquia. A outra metade da comunidade, de língua portuguesa foi acolhida pelo até então Ponto de Pregação de Diadema, situado na Rua Equador.
A despedida aconteceu durante um culto, com a participação do pastor Sinodal.
Com emoção a comunidade rememorou acontecimentos, atividades e bênçãos recebidas por dezenas de anos naquele local. A cruz do altar foi levada para a Comunidade São Paulo, Bairro Liberdade. Os outros objetos do altar serão levados para o local de culto da Comunidade Sul Americana na Rua Equador de Diadema-SP. Depois do altar vazio foi feita a foto acima exposta.
Após o culto de despedida todos foram para o culto na Comunidade São Paulo, onde a cruz do templo da Rua Bela Flor foi colocada na parede do altar e o Sacramento da Santa Ceia foi celebrado. Naquele momento de comunhão foi celebrado a fusão das comunidades. O Pastor Hirotaka Tokuhiro liderou a acolhida e a celebração. A mensagem do culto, proclamada pelo Pastor Guilherme Lieven foi traduzida simultaneamente para a língua japonesa.
A comunidade constituiu-se como comunidade independente em 1934. Com a chegada do Pastor Takeshi OUNO no início dos anos 90 a comunidade filiou-se à Igreja Evangélica de Confissão Luterana - IECLB.
O Sínodo Sudeste, por graça e fé, participa com esperança e compromisso desses novos passos das comunidades da Paróquia Evangélica Luterana Nipo-Brasileira, e acolhe a caminhada conjunta.