O Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), programa da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), realiza, nesta quarta-feira (24/02), o lançamento do caderno da Semana dos Povos Indígenas 2021, que tem como tema “Universidade: território indígena!”. O material objetiva refletir sobre a presença indígena na universidade e esta como um espaço de resistência e retomada dos povos indígenas. Devido à pandemia da Covid-19, o evento será online, transmitido ao vivo pelo Youtube e Facebook do COMIN e de organizações parceiras, a partir das 18h.
Participarão do debate pessoas indígenas que colaboraram com a construção do caderno, relatando suas próprias experiências no Ensino Superior: Alana Keline Costa Silva Manchineri, Aline Ngrenhtabare Lopes Kayapó, Daiane Silva Barbosa, Leonardo Werá Tupã, Márcio Paromeriri e Nyg Kaingang; e a mediação será realizada pelo docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e ativista do movimento indígena brasileiro, Edson Kayapó.
Há mais de vinte anos, o COMIN produz, anualmente, o caderno da Semana dos Povos Indígenas, tendo sua distribuição e divulgação no primeiro semestre de cada ano. O material é elaborado de forma a contribuir no conhecimento da realidade e diversidade dos povos indígenas e na superação das situações de preconceito e discriminação.
Organizado em três partes, o caderno deste ano retrata os desafios que as pessoas indígenas enfrentam para entrar e permanecer na universidade; as formas como elas têm buscado superar essas dificuldades e o porquê de permanecerem nesse espaço; e sua proposta de uma universidade que contemple os povos indígenas.
Serviço:
O quê: Debate “Universidade: território indígena!” – Lançamento do caderno Semana dos Povos Indígenas 2021 do COMIN
Quando: 24 de fevereiro (quarta-feira), 18h
Onde: Youtube e Facebook do COMIN
Para ver ao vivo: Clique no quadro logo abaixo.
Mais informações: Assessoria de Comunicação do COMIN: Daniela Silva Huberty – (55) 99959-9842