O Centro de Apoio do Pequeno Agricultor (CAPA), em parceria com o Fundo Socioambiental (FSA) da CAIXA, lançou a grife quilombola “Flores Negras”, no último dia 25, na sede do CAPA, em Pelotas. A iniciativa faz parte do projeto “Costurando o desenvolvimento: Uma ação das mulheres quilombolas do Extremo Sul do Rio Grande do Sul” e a grife é especializada em roupas com inspiração afro - tanto em cores, como grafismos e modelagens.
O projeto abrange cinco comunidades quilombolas de São Lourenço do Sul, Pelotas e Canguçu – assessoradas pela CAPA, e beneficia diretamente 50 famílias e outras 130 indiretamente. As atividades - desenvolvidas nas comunidades de Rincão das Almas e Torrão, de São Lourenço do Sul, Moçambique e Cerro das Velhas, de Canguçu, e Algodão, de Pelotas - são voltadas para o resgate da auto-estima, reeducação ambiental aliada à produção sustentável e geração de uma nova fonte de emprego e renda.
Com habilidade especial para o artesanato, cerca de 30 mulheres quilombolas receberam cursos de costura e cultura afro para aprender e aprimorar a identidade étnica das peças produzidas. As oficinas foram ministradas por profissionais especializados em história e vestuário afro, o que possibilitou a criação de modelos com traços da cultura negra. As criações, em tecido e lã de ovelha, foram apresentadas pelas próprias artesãs, preparadas cuidadosamente para o desfile, ressaltando seus traços e características.
Maria Conceição Duarte da Rosa, de 69 anos, moradora do Quilombo Moçambique, demonstrava seu orgulho com o lançamento da grife. “Foi ótimo participar de algo assim, até para alguém da minha idade”, comemorou. Para Eduarda Rodrigues Ribeiro, 15 anos, do Quilombo Rincão das Almas, a influência de sua avó foi importante para que ela participasse do grupo. “Eu tenho uma avó que mora perto de mim. Aprendi com ela a fazer lã e linha”.
O evento contou com a presença de representantes da CAIXA, das comunidades quilombolas, de instituições parceiras, além de autoridades municipais e estaduais.
Sobre o Projeto:
O projeto foi resultado de processo de avaliação e seleção da Chamada Pública 001/2011 do Fundo Socioambiental da CAIXA, cujo objetivo é fortalecer e ampliar a atuação da empresa no incentivo a ações, que visem a consolidação de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente equilibrada. Sua viabilização se deu através de parceria entre a CAIXA e o CAPA/Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (Isaec).
Onde Encontrar:
O grupo comercializa roupas femininas, masculinas e infantis. Adquirindo os seus produtos você está contribuindo para a geração de renda destas famílias e para a afirmação da identidade das mulheres quilombolas.
Você pode ver as roupas e outros artesanatos na loja virtual www.floresnegras.com.br e fazer encomendas pelo e-mail griffefloresnegras@gmail.com.
Fonte: CAPA - Pelotas/RS